Em uma semana, duas escolas tiveram briga entre alunos na cidade de Matão. Na última quarta-feira (23), na Escola Estadual Professor Henrique Morato, um vídeo mostra dois garotos se agredindo e também o momento em que policiais chegam na escola para separar os estudantes.
Naquele caso, a secretaria estadual de educação informou que a diretoria da escola intermediou o caso com auxílio dos colaboradores e, como precaução, pediu policiamento. Em nota ainda, a secretaria disse que os pais foram chamados à escola e os alunos envolvidos foram direcionados pras aulas remotas.
O caso mais recente foi na terça-feira (29) na Escola Estadual José Inocêncio da Costa. Um vídeo que também circula nas redes sociais mostra dois garotos trocando socos logo na chegada dos estudantes na escola.
Eles trocam golpes por cerca de 40 segundos e os colegas filmam e dão risada da situação. A briga só chega ao fim quando chegam dois adultos.
O diretor da escola, Sérgio Ricardo, disse que os responsáveis foram avisados da situação e que os dois estudantes vão cumprir suspensão de três dias.
“Tomamos providencia, eles foram suspensos por três dias e oferecemos para eles a parte de acompanhamento tanto do Conviva como de psicólogo”, afirma.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo repudia atos violentos dentro das escolas. Assim que notou conflito entre os estudantes, a gestão escolar intermediou o caso. Os responsáveis foram chamados para uma reunião de mediação.
O caso foi inserido na plataforma Conviva SP – Placon, que acompanha o registro de ocorrências escolares na rede estadual de ensino. A unidade também colocou profissionais do programa Psicólogos na Educação à disposição dos alunos, mediante autorização dos responsáveis.