- Publicidade -
CotidianoMatão se prepara para a tradicional celebração de Corpus Christi

Matão se prepara para a tradicional celebração de Corpus Christi

Programação realizada nos dias 29 e 30 de Maio reúne fieis e turistas de diferentes cantos do País

- Publicidade -

Nos dias 29 e 30 de maio, Matão sedia uma das maiores celebrações do País, o Corpus Christi, que reúne fiéis, artistas, turistas e trabalhadores em momentos de reflexão, devoção, fé e amor à arte. Com o tema da “Eucaristia: sustento da vida sacramental”, os preparativos para a edição deste ano estão em fase final, com destaque para a programação cultural e religiosa, coloração das dolomitas, principal matéria-prima utilizada na confecção dos tapetes e a confecção dos moldes para os desenhos dos tapetes.

Desde o início do ano, as equipes da Prefeitura de Matão se reúnem com representantes da Igreja Católica, artistas, voluntários, clubes de serviço e prestadores de serviços para elaborar minuciosamente todos os detalhes da festa. Essa celebração anual sempre alcança recordes de público, atraindo milhares de visitantes para a cidade.

- Publicidade -

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Antecipando as atividades religiosa do feriado, no dia 29 de maio, se iniciam as atrações culturais com a abertura da Expoflor (Feira de Flores e Plantas de Holambra), às 19h, na praça Alfredo de Paiva Garcia e na sequência, os shows no palco Viva Cultura, na Rua do Esquenta, a partir das 21h.

Durante o feriado, na quinta-feira (30), próximo à igreja Matriz, a Feira de Artesanato acontecerá na praça “Dr. Leônidas Calígula Bastia”, no Centro, a partir das 6h, com a participação de mais de 70 artesãos. Já a Casa da Cultura estará aberta ao público, com exposições e apresentações. Os shows na praça da Alimentação, na Rua Rui Barbosa, ocorrerão das 9h às 14h e outras manifestações artísticas estão programadas pelas ruas.

PREPARO DO MATERIAL PARA OS TAPETES

O tingimento das dolomitas é uma etapa crucial, pois proporciona as cores vibrantes e dos desenhos elaborados nas ruas. Ao todo, mais de 70 toneladas de Dolomita estão sendo preparadas, junto aos diversos moldes de ferragem que formam os desenhos dos tapetes por onde passa a procissão.

“A cidade de Matão se transforma em um cenário de fé e beleza, onde a Prefeitura e a Comunidade Católica trabalham juntas para criar uma experiência única aos participantes. No entanto, o ponto alto dessa tradição reside ao momento em que Jesus percorre as ruas durante a procissão sobre os tapetes confeccionados para recebê-lo. São 12 quarteirões, e a diversidade e combinações das cores e a qualidade dos desenhos desempenham um papel fundamental nesta produção”, enfatizou o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.

A Prefeitura de Matão ainda deve divulgar a programação completa de todos os eventos que ocorrem durante as celebrações de Corpus Christi.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -