A secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araraquara estuda plantar 2,5 mil mudas de árvores em uma área ao lado do Parque do Basalto, no Jardim Pinheiros. A informação é do secretário da pasta, José Carlos Porsani, em entrevista ao “Canal Direto com a Prefeitura” da última segunda-feira (25).
“Estamos estudando fazer um estacionamento porque o número de visitantes tem crescido muito e a parte de cima desse estacionamento daria para plantar umas 2,5 mil mudas. O projeto deve ser lá e, futuramente, quem for ao Basalto poderá fazer a caminhada nesse bosque também”, disse o secretário.
O plantio faz parte do projeto “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”, desenvolvido em parceria com empresas privadas. Em média, 280 crianças nascem todos os meses na Morada do Sol.
VEJA TAMBÉM
Araraquara pode registrar máxima de 40°C e pancada rápida de chuva à tarde
Prefeitura assina financiamentos de R$ 27,9 milhões para obras em Araraquara
Com base nas informações sobre os nascimentos fornecidas pelos 1º e 2º Cartórios de Registro Civil é determinado o número de árvores que serão plantadas. O plantio acontece, em média, a cada oito meses.
“Nesse tempo de estiagem eu seguro e depois, quando vem o tempo de mais chuvas, faço o plantio em duas vezes. Na próxima sexta-feira (29) vamos receber 2,9 mil árvores por meio de um convênio. Serão várias espécies de árvores, inclusive frutíferas e nativas”, detalhou Porsani.
O projeto foi instituído por lei em 15 de setembro de 2020. Até o ano passado, foram plantadas mais de 5,5 mil mudas.
José Carlos Porsani contou que as primeiras mudas já estão com três metros de altura e florindo. Segundo ele, toda a rua onde é feito o plantio, são colocadas mudas de ipê-roxo na primeira fileira.
Outro ponto sendo arborizado fica na continuação do anel viário que liga a Rua Armando Salles de Oliveira ao Vale do Sol. “As pessoas que passarem por ali verão todo esse plantio. Um dos bosques mais lindos de Araraquara será nesse local”, concluiu.
LEIA MAIS