Um morador de Araraquara foi preso pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (13), durante a terceira fase da Operação Covil, que investiga crimes relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes pela internet. A PF não informou o local da prisão e a idade do investigado.
Além do mandado de prisão temporária, os agentes cumpriram ainda dois mandados de busca e apreensão. Nos locais, foram apreendidos celulares, pen-drives e notebook, que podem ter sido utilizados para a prática do crime, e serão periciados.
Segundo a PF, o suspeito será encaminhado ao presídio, onde ficará à disposição da Justiça e poderá responder por estupro de vulnerável e pelos crimes de produção, compartilhamento e armazenamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
INVESTIGAÇÕES DA PF
As investigações da PF começaram em junho, a partir de relatórios da Polícia Federal em São Paulo, que identificaram dois suspeitos de adquirir, armazenar e compartilhar arquivos de fotos e vídeos contendo abuso sexual infantil.
Na última terça-feira (30), durante a segunda fase, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados. Já na semana anterior, um morador de Araraquara foi preso com vídeos com abusos sexuais de crianças e adolescentes no celular.
Segundo a PF, a operação é permanente e dedicada exclusivamente à repressão aos crimes de exploração e abusos sexuais de crianças e adolescentes pela internet.