Um imóvel abandonado na Avenida Espírito Santo com a Rua Mato Grosso, no Jardim Brasil, em Araraquara, virou ponto de descarte irregular de lixo e gera insegurança aos vizinhos.
A reclamação acontece devido ao acúmulo de inservíveis. Por todos os lados, há lixo espalhado pelo que seria o quintal do imóvel, que não possui mais muros, portas ou janelas.
Segundo a confeiteira Lais Rodrigues, a casa tem sido um grande transtorno aos moradores do bairro. Ela relatou que o espaço também vem sendo utilizados por usuários de drogas.
“De um tempo para cá essa situação vem piorando, pois alguns usuários de drogas tomaram conta do local, derrubaram muros, janelas, a Prefeitura veio diversas vezes fazer as limpezas, mas é questão de pouco tempo para que volte o mesmo lixo”, explicou.
A expectativa por uma solução do problema é compartilhada com a dona de casa Leda Regina Bernardes. Segundo ela, o problema não é novo e incomoda toda a vizinhança.
“Já estamos tendo problemas nessa casa faz mais de três anos. Pessoas dormem dentro dela e está incomodando toda a vizinhança”, ressaltou.
Uma das preocupações está relacionada ao crescimento nos casos de dengue em Araraquara. Somente nos primeiros dois meses de 2022 houve aumento de 927% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Além disso, outra inquietação dos moradores é a possibilidade de o lixo atrair animais peçonhentos, como evidencia a cabeleireira Clemeide Ester de Oliveira.
“Meus cachorros estavam brincando com um escorpião a semana passada. O negócio aqui está muito feio. O jeito é o dono autorizar a demolição, pois não podemos fazer isso”, disse.
“Nós achamos que não vai ter fim, reunimos todos os moradores do bairro, fizemos boletins de ocorrência, reclamação com vereadores, na Prefeitura, mas até agora sem sucesso”, opinou Lais Rodrigues.
“Eles disseram que iam resolver, vieram até aqui e retiraram o lixo, mas não fizeram mais nada”, completou Leda Regina Bernardes.
A Prefeitura de Araraquara disse que constatou a situação de abandono da casa e, por isso, deu início no ano passado ao processo de tomada de posse do imóvel.
Segundo a administração municipal, esse processo ainda está em andamento e enquanto isso disse que a Vigilância Sanitária e secretaria municipal de Obras mantêm ações de limpeza no local. A última, segundo a Prefeitura, foi no fim do ano passado.
DIRETO DO ZAP
Você também pode participar da nossa coluna Direto do Zap. Se tem problemas aí no seu bairro nos envie um WhatsApp para o número (16) 99151-3088.
Mande áudio com seu nome completo e todas as informações. Faça fotos do local (utilizar sempre o celular deitado para fazer as fotos).