Juscelaine da Silva Santos é moradora da Rua Délcio Gonçalves da Silva, no Jardim Esplanada, em Araraquara, desde o começo dos anos 2000.
Mas o que era o sonho da casa própria se tornou um pesadelo toda vez que chove. É que ela tem que lidar com as enchentes constantes em seu quarteirão, o último da rua.
A via não tem nenhuma boca de lobo e as casas são niveladas com a rua. Ou seja, choveu, inundou.
“Quando chove aqui fica alagado e a água entra em nossas casas, é muito complicado já perdi vários móveis, a água vem até o joelho. Precisamos de uma boca de lobo, toda água que desce do bairro vem para cá”, lamentou.
Os moradores também comentaram que no final da rua um muro foi construído por um vizinho que é proprietário de uma chácara. Sem boca de lobo, a água não tem para onde escoar e entra nas residências estragando móveis, aparelhos eletrônicos e carros.
MURETA
Jailton Alves Pinheiro, morador do bairro há 11 anos, enfatizou que sempre teve esse problema na rua e aguarda solução. Eles já entraram em contato com a Prefeitura de Araraquara e solicitaram uma boca de lobo no local.
“Tentei fazer uma mureta para segurar a água, mas não tem jeito. Precisamos urgente de uma solução, tem que ter uma boca de lobo bem feita. Agora tem esse muro que fecha a rua, piorou ainda mais. Fomos atrás de prefeitura, e ninguém nunca resolveu nosso problema”, apontou.
A moradora Leandra Aparecida comentou que é só mudar o tempo que todos ficam desesperados. “Qualquer chuvinha que dá não deixa a gente sossegado”, disse.
Jailton reforçou que já perdeu móveis, galinhas que criava e até um Chevrolet Monza.
“O carro encheu de água, deu perda total. Assim que chove já subimos todas as coisas em cima da cama. Quando vem a chuva o esgoto entope e sobe tudo pra casa”, lembrou.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nota, a Prefeitura de Araraquara disse que a secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos vai enviar um técnico até o local para avaliar o ocorrido e tomar as medidas necessárias para resolver o problema.