Aos poucos, os turistas que foram passar o carnaval nas praias do Litoral Norte e ficaram ilhados – devido as fortes chuvas que atingiram a região – começam a voltar para casa.
Na última terça-feira (21), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou a liberação de alguns trechos de estradas e pediu que as pessoas que tivessem condições, deixassem a região afetada pelos deslizamentos e alagamentos.
Foi o que fez o casal de Araraquara Raquel Martins e Thiago Lelis. Eles conseguiram chegar em casa no início da tarde, muito impressionados com os estragos que presenciaram, mas também com a solidariedade da comunidade da praia de Toque Toque, onde estavam.
“Por tudo de ruim que aconteceu, a gente viu que a comunidade é muito unida, começaram a se ajudar rápido. O poder público no mesmo dia, no final da tarde, já tinha liberado as barreiras que havia entre São Sebastião e o bairro Toque Toque, onde a gente estava, e à noite mesmo algumas pessoas começaram a ir pra casa”, contou Lelis.
TRAGÉDIA
As chuvas intensas e persistentes que atingem o litoral norte do estado de São Paulo desde a noite de sábado (18), causaram mortes, além do bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos e desabamentos.
Balanço da Defesa Civil aponta 48 mortes (47 em São Sebastião e uma em Ubatuba). Mais de 50 pessoas continuam desaparecidas.