Os moradores do bairro dos Ipês, em Matão, estão apostando em três galinhas D’Angola para ajudar a combater os escorpiões que tem surgido na região.
O trio, que ganhou o apelido de três Marias, circula livremente pelas ruas do bairro em busca de comida.
A vendedora e moradora do bairro, Verônica Scopelli, joga milho todos os dias para as três, que comem e depois seguem andando.
VEJA TAMBÉM
Cidade da região de Araraquara recebe maior parque de infláveis da América Latina
Araraquara realiza Dia D Multivacinação no bairro do Cecap
Para evitar que sejam atropelas em meio a caminhada diária, os moradores instalaram placas de alerta ‘Devagar! Galinha D’Angola na rua’.
“Eram umas oito, agora são apenas três e todos os moradores cuidam. Inclusive tem uma senhora que sempre alerta os moradores e grita ‘Cuidado com as galinhas’”, ressalta o pedreiro, João Batista da Silva.
Todo esse cuidado também tem outro ponto importante. Elas também ajudam a manter os escorpiões longe.
Para João Batista, as galinhas ajudam bastante. “Elas limpam tudo, comendo tudo que é bichinho. Catam tudo que tem, elas catam”, conta.
“Aqui no bairro tem muita construção, muito terreno vazio e uma mata que circunda o bairro. Então, é um local propicio para o surgimento dos escorpiões e as galinhas acabam ajudando nesse combate. Tenho certeza que teria muitos mais casos de escorpiões aqui no bairro, se não fossem elas”, explica a comerciante Luciana Carvalho Alves.