Moradores do Santa Angelina e da Vila Yamada, em Araraquara, denunciam abandono e acúmulo de lixo entre o final da Rua João Gurgel e Avenida Isaias Dias de Lima.
As vias não são asfaltadas e ficam próximas ao Espaço Kaparaó, no final da Avenida Doutor João Pires de Camargo (Avenida 40) e a Avenida Hildo Trostdorf (Avenida 38).
Há de tudo por lá: mato alto, entulho, pedaços de móveis, esgoto, garrafas de vidro, e até animais mortos.
Um dos grandes problemas são os escorpiões e aranhas que tem aparecido nas residências ao redor.
Só na casa da doméstica Roseli Rosa de Oliveira Cury, 55 anos, foram quatro escorpiões e uma aranha.
“Estou há um ano morando aqui e já passei por várias situações, encontrei quatro escorpiões, chamei a Vigilância Sanitária, eles vieram. Mas esses dias já achei uma aranha enorme na cozinha, é muito perigoso. Tem muito entulho, tem que dar uma limpada, uma organizada, e ter mais fiscalização para não jogarem lixo aqui”, reclama.
Segundo os moradores, fora os problemas com animais peçonhentos e lixo, o local é muito utilizado por usuários de drogas.
“Toda noite tem pessoas no meio do mato, é muita insegurança”, lamenta a doméstica.
DESCASO E FALTA DE CONSCIÊNCIA
O micro empresário Elvis Carlos, 42 anos, reforça que faz tempo que pede solução para esse trecho no bairro. Ele cobra do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) limpeza urgente de um bueiro que está com esgoto vazando há mais de um ano.
“Encontramos escorpião, aranha, ratos, o esgoto está exposto aqui há 2 anos, já reclamamos mas nunca resolvem, é um descaso total. Há muito usuários de drogas também, as pessoas vem jogar lixo aqui, poda de árvores, móveis e até animal morto”, expõe.
Elvis diz que cresceu no bairro e considera um lugar bom para morar, porém esse trecho está abandonado,
“Faz muito anos que está abandonado e esquecido esse local, é um bairro bom mas está nessa situação. A prefeitura poderia asfaltar o local pra não ficar esse abandono total. As pessoas descartam muito lixo aqui, falta consciência também”, cobra.
Elvis Carlos tem um filho de três anos, e já ensinou a criança que não pode pegar em nenhum inseto. Dito e feito: o filho achou um escorpião esses dias e chamou a mãe. Sorte que ninguém foi picado.
“Minha mulher achou uma aranha enorme hoje, já achamos várias vezes escorpião, é um descaso”, aponta.
Em nota, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) se prontificou a enviar uma equipe para o local e solucionar o problema do esgoto exposto.
Já a Prefeitura informou que a área está no cronograma de serviços da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos para a próxima semana.