Na semana mais gelada do ano, com temperatura caindo bruscamente em Araraquara até 7ºC, muitos moradores em situação de rua passam frio.
Na última segunda-feira (28), um grupo de jovens da cidade tomou a iniciativa de montar um segundo varal de roupas comunitário, na praça da Igreja do São José, na Rua Carlos Gomes (rua 6).
O local é conhecido por abrigar nas marquises da igreja alguns desses moradores.
“Pensamos nesse local porque é próximo da rodoviária, lugar onde tem muitos moradores de rua ao redor” , conta o artista Gabriel Lagrota.
Lagrota e amigos instalaram o “Varal Popular” na praça. Roupas de inverno são vistas por lá mas dependem da colaboração da comunidade para se estabelecer.
“O varal precisa se alimentar então fortaleça você também e faça sua parte levando roupas de frio”, reforça Lagrota.
Frases como ” Leve o que quiser, deixe o que puder” , “Proteja seus semelhantes do frio” estão espalhadas em cartazes pela praça.
INVERNO SOLIDÁRIO
Um outro varal solidário e comunitário está montado na praça Giuseppe Ópice, na Avenida 36 com a rua Nove de Julho (rua 2).
A ideia dos jovens é fazer do varal uma referência assim como a Geladeira Comunitária, que distribui alimentos em frente a praça Faveral.