- Publicidade -
CotidianoMoradores organizam abaixo-assinado contra fábrica de Araraquara

Moradores organizam abaixo-assinado contra fábrica de Araraquara

Eles alegam que convivem com mau-cheiro há mais de 25 anos; documento deve ser apresentado ao Ministério Público do Estado

- Publicidade -

 

Líquido é despejado em córrego no bairro Yolanda Ópice, em Araraquara – Foto: Fernando Baldassari/CBN Araraquara

- Publicidade -

Moradores dos bairros Santa Júlia e Yolanda Ópice, na zona leste de Araraquara, organizaram um abaixo-assinado para tentar colocar um ponto final no mau cheiro de uma indústria de laticínios provocado pelo despejo de rejeitos em um córrego que corta a região. 

Sobre esta situação, uma audiência foi convocada pela promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado para a manhã desta sexta-feira (29) na sede da secretaria Municipal do Meio Ambiente.  Participaram do encontro também o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).  

Mas nenhum medida foi anunciada porque nenhum reponsável pela empresa compareceu. Uma nova audiência foi remarcada para a próxima semana.
 
 
VEJA TAMBÉM 
 
Animais morrem envenenados em bairro de Araraquara
 
Brasil confirma primeira morte por varíola dos macacos

O documento organizado pelos moradores já conta com mais de 200 assinaturas e ainda deve ser apresentado ao MP. Eles alegam que o incômodo já ocorre há pelo menos 25 anos, desde quando a empresa tinha outro proprietário. 

A Piracanjuba, que fica na Vila Xavier, chegou a ser autuada em R$153 mil pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), em maio, mas o problema persistiu.  

- Publicidade -

Maria Aparecida Simões é moradora do bairro e uma das organizadoras do abaixo-assinado (Foto: Guilherme Leal/ CBN Araraquara)

Uma das organizadoras do movimento é vendedora Maria Aparecida Simões. Ela acredita que mais de mil pessoas devem assinar o documento. “A gente não é obrigado [a conviver com o problema], mora há muitos e muitos anos aqui”, disse. 

A Márcia Capuano Munhoz mora a algumas ruas do córrego, mas consegue sentir o odor das substâncias. Ela disse se solidarizar com os vizinhos que chegam a sofrer com dores físicas por conta disso. 

“Eu acho que vem do rio, o cheiro é insuportável. Muitas pessoas relatam que sofre de fortes dores de cabeça”, comentou. 

Para a dona de casa Raquel Mara da Silva, o problema é duplo, já que mora em frente ao córrego. Segundo ela, o pior horário é por volta das 17h. 

“É um cheiro horrível, insuportável. Em casa o pessoal tem problema respiratório. Nós sempre sofremos com este mau cheiro aqui no bairro”, afirmou. 

FALA, PIRACANJUBA 

Procurada pela reportagem, a empresa não respondeu.  
  
MINISTÉRIO PÚBLICO  

Na manhã de hoje (29), ocorreu no Ministério Público aqui de Araraquara uma audiência prévia, convocada pelo Dr. José Carlos Monteiro, Promotor de Justiça do Meio ambiente aqui de Araraquara; 

De acordo com o promotor, essa audiência foi convocada depois que ele tomou ciência dos fatos através da Secretaria Municipal do Meio ambiente;
Estiveram presentes o secretário de meio ambiente e sustentabilidade, José Carlos Porsani, além de representantes da CETESB e do DAAE; a empresa também foi chamada para participar, porém nenhum representante compareceu; apesar disso, segundo o promotor, foram apresentadas justificativas para essa ausência, que foram aceitas pelo MP, pelo que uma nova audiência foi marcada, para a próxima sexta-feira (5), com a presença de seus representantes; 

Segundo o promotor, não há, no momento, nenhuma prova concreta de que a poluição esteja sendo, de fato, praticada pela empresa; no entanto, a CETESB realizou uma coleta da água para análise, que poderá indicar o poluidor. O resultado desse laudo ainda é aguardado. 

Ainda segundo o promotor, caso necessária, a instauração de eventual Inquérito Civil será analisada após a divulgação dos resultados desse laudo;
 
 
LEIA MAIS  
 
Tecnologia na saúde transforma e facilita a experiência do usuário

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -