O advogado do motorista que matou dois idosos atropelados neste sábado (11), em Araraquara, disse que o acusado admitiu ter bebido uma lata de cerveja antes de dormir, na noite de sexta-feira (10).
“Ele alega que bebeu, mas não em quantidade exagerada. Ele disse que tomou uma latinha de cerveja às sete horas da noite com a esposa e foi dormir cedo, pois tinha que trabalhar logo de madrugada. Então, na concepção dele, a cerveja que bebeu não ia influenciar na sua condição de motorista da Paraty”, disse o representante do acusado.
Para a defesa do motorista, o acidente foi uma fatalidade, pois ele perdeu o controle após fazer uma curva. Sobre a possível falha mecânica que o motorista alegou ter havido no veículo, logo após o acidente, o advogado disse que seu cliente mencionou a possibilidade, mas não entrou em detalhes.
“Isso a perícia vai constatar. Até pelo seu estado emocional, ele não lembra bem o que aconteceu, apenas que perdeu o controle”, acrescentou.
O advogado vai entrar com pedido para que seu cliente responda o processo em liberdade, por ter bons antecedentes.
DELEGADO
De acordo com o delegado Helton Hugo Negrini, após ser ouvido na delegacia, o acusado foi encaminhado até a Cadeia de Santa Ernestina, preso em flagrante por homicídio culposo em função de embriaguez ao volante.
Ele confirmou que o motorista apresentou 0,43 mg de álcool por litro de sangue no teste do bafômetro, sendo que o limite legal é de 0,30 mg/L.
Ao delegado, o motorista alegou que perdeu o controle da direção e acabou batendo contra um muro com uma grade e atropelando os dois idosos, um que já estava no terreno e outro que estava logo atrás, entrando no local.
“Ele colidiu com o muro do terreno, que caiu sobre a primeira vítima, que ficou no local. E também atropelou a segunda vítima, que foi socorrida na calçada”, relatou o delegado.
O idoso Gelso Baptista da Silva, de 82 anos, morreu no local, e Luiz Carlos Rosário, 62 anos, chegou a ser socorrido até a Santa Casa, mas também acabou morrendo.
Negrini informou que alguns tijolos chegaram a atingir o motorista, mas que ele não sofreu ferimentos graves. Duas passageiras do ônibus também foram socorridas com dores na cabeça e encaminhadas para atendimento médico.
O delegado acrescentou ainda que o motorista foi socorrido por um colega de profissão que mora perto do local do acidente, mas não houve tentativa de fuga.
PREFEITURA
Em nota divulgada no início da tarde, a Prefeitura de Araraquara disse que “lamenta profundamente o acidente ocorrido na manhã deste sábado” e que manifesta “pesar e solidariedade às famílias das vítimas”.
“A Controladoria dos Transportes de Araraquara (CTA) está acompanhando todos os fatos junto à empresa Paraty para apurar o ocorrido e tomar as providências cabíveis”, encerra a nota.
(Com informações de Milton Filho/Rádio CBN)