A coordenadoria de Bem Estar Animal de Araraquara vai encaminhar uma denúncia de maus-tratos ao Ministério Público do Estado e pedir a abertura de um inquérito. Na última sexta-feira (25), uma faxineira flagrou um gato sendo agredido a pauladas, no bairro Altos de Pinheiros.
Nas imagens feitas por Liamara Graziela Cibiraj um gato branco aparece em cima do muro. De repente, o animal é atingido com uma paulada e se desequilibra. Na sequência, o animal é agredido novamente, cai no seu quintal e é atacado por outro gato.
A faxineira contou que não viu o agressor, mas não tem dúvidas de que a violência partiu de alguém da casa ao lado. “Na hora que eu saí, eu até gravei, só mostra o pau pegando no gato duas vezes e ele caindo para o lado de cá. Eu conversei com a vizinha da casa ao lado, mas ela disse que não foi ela porque no momento estava dormindo, mas foi alguém da casa. Quem, eu não sei dizer”, disse à reportagem da EPTV.
VEJA TAMBÉM
Em Araraquara, vítima de tentativa de homicídio é atingida com enxada na cabeça
Mulher é presa acusada de tráfico na zona Norte de Araraquara
“Eu tenho um gato e o meu já sofreu maus-tratos. Só eu sei o que eu já passei para socorrer ele. É muito triste saber que o ser humano faz isso com um animal indefeso”, completou a faxineira.
Liamara denunciou os maus-tratos à coordenadoria de Bem Estar Animal da Prefeitura, que resgatou o bicho. Um homem, de 44 anos, seria o autor das agressões. Ele, inclusive, teria admitido o crime à fiscalização da prefeitura, justificando ter tentado espantar o animal.
“Eu acho que quem maltrata animais também maltrata pessoas e essas ações precisam ser punidas para que não aconteçam mais. Afinal, é nossa obrigação cuidar dos animais e não maltratá-los”, destacou a coordenadora do Bem Estar Animal Carolina de Mattos Galvão.
A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, tentou falar com os vizinhos, mas ninguém atendeu. O animal vai ficar sob os cuidados da prefeitura.
“É um gato arisco então, dificilmente, será adotado por se tratar de um animal que não está acostumado com interação com seres humanos. Mas fica nosso apelo, nós temos cerca de 600 animais para adoção, então quem quiser adotar é só nos procurar”, disse a coordenadora.
CRIME E ADOÇÃO
Maus-tratos, abuso e violência contra animais é crime previsto por lei. A pena é de dois a cinco anos de prisão, multa e perda da guarda do animal.
Denúncias de crimes contra animais podem ser feitas na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) ou na delegacia do município.
Quem quiser adotar um animal pode ligar na Coordenadoria no telefone (16) 3339-4441. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 15h. (*Com informações da EPTV)