- Publicidade -
CotidianoMultas por terreno sujo em Araraquara aumentam 160%

Multas por terreno sujo em Araraquara aumentam 160%

De janeiro a maio deste ano, 421 proprietários de terrenos baldios foram multados por causa de sujeira e mato alto

- Publicidade -

Terrenos com mato alto e sujeira são multados pela Prefeitura (Foto: Arquivo)

 
Araraquara registrou aumento de 160% nas multas por falta de limpeza em terrenos vazios nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

- Publicidade -

De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, de janeiro a maio de 2020 foram aplicadas em Araraquara, 162 multas por falta de limpeza em terrenos. Em 2021, esse número saltou: 421 proprietários foram autuados pela falta de manutenção em terrenos, um aumento de 160%.  

Na contramão, a quantidade de multas pela falta de cuidados com as calçadas teve uma leve redução. No ano passado 267 pessoas receberam uma notificação pela sujeira acumulada no passeio público, neste ano foram 250, uma queda de 7% nas notificações municipais.

Em nota a Secretaria de Obras e Serviços Públicos explica que a pandemia tem influenciado na demanda por fiscalização, isso porque muitas pessoas deixaram de dar a devida manutenção a seus terrenos e passeios públicos. “A fiscalização vai continuar porque além da pandemia de covid-19, terrenos sujos com mato e produtos sem uso trazem o risco de outros problemas, incluindo a dengue”, diz a nota.

Atualmente, a multa aplicada no caso de terrenos sujos é de 10 a 15 Unidades Federativas do Município, por metro quadrado. Para calçadas, a multa é de 1 UFM, por metro linear. Cada UFM vale hoje RS 60,29. Em caso de irregularidades, a população pode denunciar no site da Prefeitura, pelo Portal Ouvidoria ou diretamente no 5º andar da administração Municipal. Por conta da pandemia e a necessidade de isolamento, a orientação é que seja feita pelo site: www.araraquara.sp.gov.br.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -