Mesmo com a pandemia, Araraquara registrou um aumento de 8,7% nos nascimentos de janeiro a abril de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. Os dados foram obtidos pelo portal da transparência do registro civil, com números compartilhados pelos cartórios da cidade.
No período de 2020, 894 crianças foram registradas, enquanto neste ano houve o nascimento de 972.
Para a psicóloga Naiara Marioto, especialista em comportamento, na metade do ano passado, as pessoas acreditaram que a pandemia não duraria tanto tempo e por isso optaram por ter filhos.
Brenda Nunes foi uma das pessoas que se tornou mãe durante a pandemia. “Já tinha planejado a gestação e fiquei grávida em julho de 2020, isso porque tinha esperança que quando minha bebê nascesse em 2021, a situação de pandemia já estaria melhor”, diz.
Outros motivos do aumento de nascimentos, segundo a psicóloga, são a classe social e o número de feriados em 2020. “Quem utiliza método contraceptivo dos postos de saúde pode ter deixado de retirar com medo de ir até local, por conta do vírus e portanto não fizeram a prevenção correta. A sequência de feriados também é um fator, já que as pessoas ficam muito tempo ociosas em casa”, acrescenta.