Uma densa nuvem de fumaça encobre a região da Avenida Padre Francisco Sales Culturato (Av. 36), em Araraquara, na tarde desta quarta-feira (21).
A fumaça é provocada por um incêndio que acontece em uma área às margens da Avenida José Barbante Neto – via de acesso ao Vale do Sol e outros bairros próximos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas. Funcionários de uma empresa próxima também estão utilizando mangueiras.
RANKING DE QUEIMADAS
Araraquara é a nona cidade do estado de São Paulo em número de queimadas de grandes proporções. Em 2024, a cidade registrou 24 focos de incêndio, de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Em todo o estado, 2469 ocorrência foram registradas entre os dias 1º de janeiro e 19 de agosto. O ranking é liderado por Ibitinga com 41 focos.
No mesmo período de 2023, Araraquara ocupou a 44ª posição, com apenas cinco casos. Naquele ano, o estado registrou 973 incêndios de grandes proporções.
Ou seja, de um período para outro, o crescimento na cidade foi de 380%. Já no estado, de 153%.
Os dados fazem parte do Programa Queimadas, com base nas informações fornecidas por dez satélites espaciais, que registram a existência de incêndios com mais de 30 m² – ou seja, com frente de fogo com cerca de 30 m de extensão por 1 m de largura.
TEMPO SECO
Para piorar a situação, nos últimos dias a Defesa Civil do estado de São Paulo vem emitindo alertas para o risco de incêndio florestal em decorrência do tempo seco.
O tempo seco agrava o risco de incêndios florestais, além de prejudicar a saúde, ressecando a pele e gerando desconforto nos olhos, boca e nariz.