A obra na antiga Ponte dos Machados, em Araraquara, completou um ano e ainda está a alguns meses de ser concluída. A previsão, agora, é que o trecho seja entregue apenas em setembro.
A ponte fica na Estrada Vicinal Abílio Augusto Corrêa, que liga Araraquara a Guarapiranga, distrito de Ribeirão Bonito. A via é bastante utilizada por produtores do Assentamento Bela Vista e de outras propriedades rurais daquela região.
Enquanto a obra não termina, os moradores continuam enfrentando problemas para se deslocar e precisam utilizar um desvio que aumenta e, muito, a rota.
VEJA TAMBÉM
Prazo para regularizar túmulos em Araraquara começa segunda
Aeroporto de Araraquara completa dois anos sem voos comerciais
O aposentado Martinho Ferreira Luís cria porcos e gado nas imediações da ponte. Segundo ele, o trajeto aumentou 50 quilômetros para levar a criação até à cidade.
“A gente tem gado do outro lado da ponte e tem que dar a volta para poder ir lá, sendo que por aqui é 3 quilômetros”, contou.
O comerciante Silvio Bássio também está insatisfeito com a situação. Neste período em que o trecho está interditado, a queda foi 90% no movimento do seu bar.
“Vou mover uma ação contra a prefeitura pelos danos que sofri”, resumiu.
A Cleusa Dante é moradora de Ribeirão Bonito. Para ela, a demora tem atrapalhado quem precisa da vicinal para visitar a família em outra cidade, por exemplo.
“Quem mora aqui e precisa visitar a família em Araraquara… está fazendo uma vida que Deus me livre”, comentou.
A secretaria de Obras e Serviços Públicos informou que a “obra vem sendo feita em fases e na tecnologia de pré-moldados e não teve qualquer paralisação”.
O valor destinado à obra é de R$2,1 milhões. Em julho do ano passado, o governo do Estado autorizou a demolição e construção de uma nova ponte sobre o Córrego do Ouro.
De acordo com a prefeitura, a nova estrutura será maior, com 25 metros de comprimento e 13 metros de largura, com faixa lateral para passagem de pedestres e ciclistas.
A previsão inicial de término era o final do ano, mas por conta de atrasos, o prazo foi prorrogado. Agora, o fim do contrato de execução é setembro deste ano.
FALA, PREFEITURA
Por meio de nota, a administração municipal afirmou que “está acompanhando cotidianamente a execução do projeto, o trabalho da construção e está atenta às ações da empresa responsável, bem como em constante diálogo com moradores da região e usuários sobre todas as fases”.
LEIA MAIS
Com políticos, Santa Casa de Araraquara elege novos conselheiros