Ao longo deste mês, Araraquara realiza a operação “Ponte Segura”, que visa vistoriar pontes e viadutos espalhados pela cidade em busca de problemas estruturais.
Segundo o gerente da Defesa Civil, Luiz Dell Acqua, a ação serve para prevenir acidentes que possam acontecer durante as chamadas “chuvas de Verão” na cidade.
“Essa operação é de prevenção com a finalidade de anteciparmos qualquer situação de risco ou perigo, que possam trazer transtornos à população, principalmente, durante as fortes chuvas que se iniciam com o verão”, disse.
VEJA TAMBÉM
Laudo do MP aponta ‘risco de colapso’ em via de Araraquara
Ademir de Souza deixa função de secretário da Saúde em Matão
Luiz Dell Acqua explicou ainda que a operação possui um engenheiro técnico, responsável pelas vistorias e agentes da coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
O responsável pela Defesa Civil municipal reforçou ainda que durante as vistorias realizadas pela força-tarefa pode ser utilizado um drone para auxiliar no trabalho.
“Nessa operação, as avaliações técnicas são feitas pela engenharia civil, não é do nosso departamento, incluindo outros agentes, também com auxílio de drones onde houver necessidade”, explicou.
O verão começa em 21 de dezembro e, até lá, a Defesa Civil espera ter analisado o risco presente em todas as estruturas da cidade. O cronograma inicia pelas mais movimentadas.
“A princípio, serão aproximadamente 100 estruturas entre pontes e viadutos que serão vistoriados, de início as vistorias serão iniciadas pelas pontes, principalmente, as que estão instaladas próximas a pontos de risco de alagamentos, inundações conforme nosso mapeamento, e as vistorias vão transcorrer até o término de todas as estruturas”, finalizou.