- Publicidade -
CotidianoÓvni em Araraquara? Empresa desvenda mistério sobre luzes no céu

Óvni em Araraquara? Empresa desvenda mistério sobre luzes no céu

Na noite da última segunda-feira (19), muita gente filmou a passagem de uma bola de luz azulada, que se desintegrou no ar; empresa analisou o caso

- Publicidade -
Provável meteoro filmado por câmera de segurança (Imagem: reprodução)
Provável meteoro filmado por câmera de segurança (Imagem: reprodução)

O mistério envolvendo as luzes no céu de Araraquara e diferentes cidades do interior de São Paulo chegou ao fim. Um empresa especializada no monitoramento da atmosfera divulgou que a bola de fogo era, provavelmente, restos de um foguete chinês. Na última segunda-feira (19), imagens ‘derrubaram’ as redes sociais e levantou a possibilidade de meteoro ou lixo espacial.

A nova versão que afastou qualquer possibilidade das luzes serem “óvnis de Araraquara” foi divulgada pela Saipher, empresa com sede em São José dos Campos que opera o Sistema Holístico de Redução de Risco e Incerteza, que monitora o céu e fornece informações para aeroportos.

- Publicidade -

“No dia 19 de junho de 2023, por volta das 19 horas, diversas pessoas testemunharam a passagem de uma “bola de fogo” de origem desconhecida, que cruzou o céu e despertou o interesse de todos. As imagens capturadas por testemunhas mostram um objeto de cor verde-azulada, que se fragmentou ao entrar na alta atmosfera. Esse evento gerou perguntas e discussões sobre a origem e a natureza do objeto”, explicou a empresa.

VEJA TAMBÉM
Dise prende três em flagrante com armas e drogas em Araraquara

Condenado por morte em borracharia é preso pela PM no Jardim das Hortênsias

 

NÃO ERA METEORO?

- Publicidade -

Após a análise, a Saipher afirma que o objeto em questão seria o estágio do foguete chamado Chang Zheng 2C, conhecido como Longa Marcha 2C.
 

“Trata-se de um veículo de lançamento espacial desenvolvido pela China, utilizado para colocar satélites em órbita terrestre baixa e desempenhando um papel importante nas atividades espaciais do país”, afirmou o Diretor de Inovação e Novos Negócios, o Brigadeiro Veterano José Vagner Vital.

Matheus Felipe Pacheco, analista de Sistemas Espaciais da Saipher, diz que o foguete tem aproximadamente 35 metros de altura, diâmetro de 3,35 metros e transportar cargas de até duas toneladas. O equipamento foi desenvolvido pela China Academy of Launch Vehicle Technology.

O estágio do foguete que teria provocado o clarão no céu perdeu altitude antes do esperado, mas foi incinerado ao entrar na atmosfera. Não houve registro de queda de lixo espacial no território brasileiro.

VIRALIZOU

Muita gente filmou a passagem da bola de fogo no céu. Assim muita coisa sobre o tema acabou viralizando. O ‘lixo espacial’ ganhou vários apelidos: meteoro de Ribeirão Preto, óvni de Araraquara, nave da Xuxa, meteoro da Paixão e meteoro de Pegasus.
 

 

LEIA MAIS
Falso medalhão de coxão mole da Ana Maria; veja como fazer

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -