Após quatro anos, o Parque do Basalto foi reaberto para a visitação neste domingo (05) – Dia Mundial do Meio Ambiente. A Unidade de Conservação Integral, que fica no Jardim Pinheiros, na zona leste de Araraquara, vai funcionar diariamente, de terça a domingo.
Foram investidos no local, mais de R$1 milhão em revitalização e iluminação, em recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental e do programa “Ilumina Araraquara”.
O Parque do Basalto ocupa área de 65 mil m², com mais de 150 espécies de animais e 350 tipos de plantas, sendo 200 espécies de árvores nativas. O local também tem cachoeira e paredões de rocha basalto originados após o resfriamento de derrames de lava ocorridos há milhões de anos.
RELEMBRE
Até 2018, o local estava sob os cuidados Universidade de Araraquara. Então, a gestão foi repassada para o Departamento Autônomo e Água e Esgotos (DAAE) e, em 2021, passou a ser administrado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
O local ficará aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. Às segundas-feiras, o parque ficará fechado para manutenção.
As escolas do município poderão fazer visitas monitoradas. Os agendamentos podem ser realizados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade através do (16) 3339-5000.