A boa saúde do coração possibilita que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida em diversos aspectos. Foi o que mostrou um estudo da Queen Mary University of London e do Radcliffe Department of Medicine da University of Oxford, que apontou como indivíduos com a estrutura e função cardíaca mais saudáveis têm melhores habilidades cognitivas.
Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, estar com esses aspectos do coração em bom funcionamento possibilita uma maior capacidade de resolver problemas de lógica e tempos de reação mais rápidos. “Essa relação sempre foi comum em pessoas mais velhas e que sofrem de insuficiência cardíaca, pois o músculo cardíaco enfraquecido demonstra uma relação direta entre o desempenho cognitivo e cardíaco”.
Dessa forma, o especialista explica que pacientes com insuficiência cardíaca sempre tiveram maior probabilidade de desenvolverem demência e vice-versa. “O que o estudo ressalta é que essas ligações entre a saúde do coração e do cérebro também estão muito presentes em pessoas saudáveis”.
O estudo examinou a ligação entre a saúde cardíaca e a função cognitiva de mais de 32 mil voluntários. A saúde do coração foi avaliada por meio de medidas de anatomia e função obtidas em exames de ressonância magnética, enquanto a função cognitiva foi avaliada através de testes de inteligência. “O estudo mostrou ainda uma relação direta entre alterações cognitivas como a doença de Alzheimer e pacientes com doenças cardiovasculares. A hipótese é que o acúmulo de um certo tipo de proteínas no cérebro originado pela doença de Alzheimer também possa ocorrer simultaneamente no músculo do coração”, explica Brasil.
Contudo, os resultados são tidos apenas como observacionais, não podendo ser utilizados para concluir possíveis causalidades nem afirmações de que as doenças cardíacas causem comprometimento da cognição ou vice-versa. “A conexão entre cérebro e coração também pode estar conectada a um terceiro fator, o que demanda que mais estudos sejam realizados para comprovar a relação de forma prática”, comenta Brasil.