O 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) informou, nesta quarta-feira (8), que pretende retomar as atividades educativas na Base Comunitária de Educação para o Trânsito, popularmente conhecida como “Cidade Mirim” e localizada na Vila Ferroviária, em Araraquara.
Inaugurado em setembro de 1998, a base tem como missão realizar programa educativo de trânsito, denominado “Educando para o Trânsito”, destinado a transmitir conhecimento e despertar a atenção de crianças de 6 a 10 anos que estão matriculadas nos estabelecimentos de ensino regular da rede estadual, municipal e particular.
VEJA TAMBÉM
Mesmo com escolta, suspeito de roubo foge da Santa Casa de Araraquara
Semana do Cinema têm ingressos por R$ 10 em Araraquara
Após a reativação do espaço, segundo a corporação, serão realizados agendamentos pelos estabelecimentos escolares através de um telefone e um e-mail que vai ser divulgado posteriormente pelo Batalhão.
A proposta é que os estudantes participem ativamente da instrução que está sendo oferecida, seja como pedestres, ou ciclistas/motoristas, para tornar o ensino e aprendizado mais eficientes. Para isso, foi construído um circuito miniaturizado de uma cidade.
O prédio, que fica em frente ao Batalhão, possui banheiros, área para alimentação com mesas e um circuito com ruas de asfalto, calçadas, sinalizações de trânsito, horizontais e verticais, semáforos, pontos de ônibus, lombadas e rampas para pessoas com deficiência.
O roteiro contém aula teórica que aborda conceitos básicos de trânsito com posterior passeio a pé pelo circuito, com foco na travessia de vias em locais com semáforo, faixa de pedestre, sinalizados ou não, e passeio com bicicletas pelo circuito, ocasião em que as crianças colocam em prática as instruções recebidas.
LEIA TAMBÉM
MEC afirma que resultado do Enem 2022 será divulgado na quinta-feira