A nova onda de frio no Brasil deve chegar em Araraquara na quarta-feira (28). A previsão do tempo é de chuva, com máxima de 19º e mínima de 11º.
Na quinta e na sexta-feira, a temperatura deve baixar ainda mais, com a mínima chegando a 3º. De acordo com o médico pneumologista Flávio Arbex, bebês e idosos estão no grupo que sofrem mais com o frio.
“Os extremos das idades, idosos e crianças, sempre são mais afetados nas mudanças de temperatura, tanto para mais quanto para menos, principalmente com essas mudanças bruscas como a gente provavelmente vai viver nesta semana. Esses são os grupos de pessoas que temos que dar maior atenção”, explica.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para a região de Araraquara: queda brusca de temperatura e baixa umidade. “Nessa época do ano, é bem comum o tempo ser frio e seco. Então, tanto para os bebês quanto para os idosos e a população em geral, existem certas medidas que a gente pode fazer para melhorar essa questão”, afirma.
Flávio Arbex orienta o uso de umidificador de ar, colocar uma toalha molhada no ambiente ou uma bacia com água no quarto para melhorar a questão da baixa umidade relativa no ar. “Manter a pessoa bem aquecida e muito bem hidratada. No tempo seco, quando a gente respira, nossa via aérea resseca, então se hidratar faz parte de como a gente lida com essa situação”, diz.
Em relação ao risco de hipotermia devido às baixas temperaturas, o médico diz que as pessoas que vivem nas ruas correm risco. “Tem esse risco porque estão desprotegidas desse frio intenso. Por isso existem campanhas de agasalho e a gente encoraja a população a ajudar essas pessoas”, finaliza.