Com as festas de fim de ano, aumenta o número de pessoas que aproveitam o período para viajar com a família e acabam deixando suas residências sozinhas.
Sem os devidos cuidados, a preocupação é que o local se torne alvo de criminosos e ainda renda dor de cabeça ao proprietário que está aproveitando o fim de ano.
Para evitar este tipo de situação, autoridades orientam as pessoas que vão viajar neste fim de ano a tomar simples medidas que podem contribuir para evitar furtos.
Um dos pontos ressaltado pelas autoridades é para que as pessoas evitem publicações nas redes sociais antes do retorno de férias e suspendam a entrega de jornais e periódicos, para não deixar ar de abandono na casa.
Além disso, a verificação dos dispositivos de segurança da residência é fundamental, como por exemplo, o funcionamento correto de cercas elétricas e alarmes.
Em entrevista à EPTV, o capitão da Polícia Militar, Richard Braga de Oliveira Tonn, também alerta que ao sair para viajar é preciso evitar deixar valores dentro da residência.
“São dicas que podem ajudar e, principalmente, manter o vizinho informado. Avise o vizinho de confiança para que caso ouça algum barulho estranho, pois se alguém está tentando invadir sua casa ele liga rapidamente para os órgãos de segurança”, finaliza.