As obras da Ponte dos Machados, em Araraquara, serão retomadas na próxima semana. A informação foi apresentada por Juliana Agatte, secretária municipal de governo, planejamento e finanças, juntamente com Sérgio Pelícolla, secretário municipal de obras e serviços públicos.
Em live nas redes sociais da prefeitura na última sexta-feira (23), Juliana Agatte fez um pequeno retrospecto dos motivos que teriam levado ao atraso nas obras, que começaram em 2021.
“Quando a empresa entrou na obra identificou algumas dificuldades técnicas, tinham dutos da Cutrale que passavam por aqui e mais a questão da CPFL e algumas fiações que precisariam ser adequadas e removidas para a obra. Suspendemos a obra por 120 dias para que esse serviço fosse realizado. Já em novembro 2021 tivemos a conclusão desse serviço pela Cutrale e solicitamos a empresa que retornasse as obras. Era um período de chuvas, a empresa retornou em janeiro e em março veio o primeiro repasse do governo estadual”, disse.
LEIA MAIS
Homem golpeia namorada com “mata leão” em Araraquara
Feira do Botânico reúne mais de 50 expositores em Araraquara
A secretária lembrou ainda que a ponte é construída a partir de convênio com o governo do estado de São Paulo, no valor de R$ 2,1 milhões.
Ela reforçou que desde a semana passada, a prefeitura de Araraquara estava analisando uma solicitação de reequilíbrio de preço da obra apresentada pela empresa responsável.
“A maior parte dos recursos vem do convênio estadual de R$2,100 milhões, todas as tratativas de mudança e readequação da obra é feito em conjunto com governo do Estado. Teve o primeiro repasse para a empresa e logo na sequência em março, eles pediram o reajuste e reequilíbrio. E para o reequilibro começamos a analisar todas as planilhas. A empresa alegou é o que a gente sabe, que aumentaram os insumos, dificuldades em executar a obra a e guerra mundial que estamos vivenciando. E precisamos nos debruçar e chegamos nessa semana em consenso para que a empresa volte com mais afinco na execução das obras”, explicou.
ENTREGA EM 180 DIAS
Sérgio Pelícolla reforçou que a partir desta semana a empresa voltará com as equipes e os maquinários no local, para a retomada dos trabalhos e conclusão da ponte.
Ele também detalhou na live algumas ações previstas pela empresa e reforçou o prazo de 180 dias para finalização das obras.
“A empresa nos garantiu que nessa semana trará todos os maquinários necessários e teremos que suprimir árvores de grande porte para que eles façam mais uma proteção nos taludes. A ponte se trata de uma construção pré-moldada, independe de entrar no córrego e será feita na parte seca, então e qualquer intempérie de tempo não acarretará mais atrasos. Estamos nos esforçando ao máximo para que seja concluída em 180 dias todas essa obras” , apontou.
De acordo com o projeto, a nova estrutura da ponte terá 25 metros de comprimento e 13 metros de largura, sendo 7 metros mais longa e 4 metros mais larga que a atual.
Além disso, a nova ponte será 1,10 m mais alta e terá uma faixa lateral para passagem de pedestres e ciclistas.
A estrada vicinal Abílio Augusto Corrêa, em toda sua extensão de 21 km, também deve ser recapeada pelo governo do estado dentro do programa “novas estradas vicinais”, conforme anúncio feito pela gestão estadual.