- Publicidade -
CotidianoPostagem fake prejudica agente do IBGE de Araraquara

Postagem fake prejudica agente do IBGE de Araraquara

Pedro Balistieri, de 36 anos, foi aprovado em processo seletivo, mas tem sido associado equivocadamente a um suposto criminoso

- Publicidade -

Pedro Balistieri revelou receio ao trabalhar devido à Fake News (Foto: Milton Filho/acidade on)

 

- Publicidade -

 

Uma mentira tem sido associada equivocadamente a um agente censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de Araraquara. Pedro Balistieri, de 36 anos, foi aprovado em processo seletivo e, desde o dia 27 de junho, está nas ruas fazendo um trabalho que integra a fase anterior ao Censo 2022. 

Nas redes sociais, circula o print de uma suposta conversa em aplicativo de mensagem com o alerta: “este cara está se passando por funcionário do IBGE, ele usa crachá e tudo, depois que entra na residência anuncia o assalto. Repassem para o máximo de pessoas”, [sic]. 

No mesmo print aparece ainda a foto do suposto criminoso, que tem sido atribuída indevidamente ao profissional do IBGE.  
 
 
VEJA TAMBÉM 
 
Censo 2022: equipes do IBGE estão nas ruas de Araraquara 
 
Promotoria da Infância apura ação da GCM em abrigo de Araraquara 

 

Diante da repercussão da mentira, o agente passou a ser alvo de ameaças. O primeiro caso aconteceu na terça-feira (28). Mas se repetiu outras vezes ao longo da semana.  

- Publicidade -

“Chamam a polícia ou querem me bater”, lembrou o agente. “O pessoal está morrendo de medo da gente. Ninguém sabe o que é o IBGE, que é do governo. Está todo mundo hostil. Já ouvi de policiais para não ir ao Quitandinha porque o pessoal esta querendo me pegar de porrada porque sou muito parecido com o cara da foto”, afirmou.  

Imagem sobre falso trabalhador do IBGE circula nas redes sociais (Foto: Reprodução Redes Sociais)

 

Atualmente, o agente trabalha na fase anterior ao Censo, realizando levantamento da infraestrutura dos bairros do Carmo, São José e Quitandinha. Ou seja, ainda não existe contato com a população – o que só deve acontecer a partir de agosto. 

Pedro Balistieri é de Araraquara. Ele foi aprovado no processo de contratação temporária do IBGE, juntamente com outros 22 recenseadores. 

Após os episódios recentes de risco a sua integridade física, ele foi retirado temporariamente das ruas. “Na foto não tem data, local onde estaria ocorrendo estes supostos crimes, não tem comunicado da PM, não tem nada. É só uma foto mal feita que as pessoas estão compartilhando e colocando em risco a vida de quem está trabalhando pela cidade”, afirmou. “Estamos sendo tratados como bandidos pela população”, completou.  

O coordenador do IBGE, André Cavallieri, esclareceu que os profissionais estão identificados, utilizam colete do IBGE, crachá com número de matrícula e QR Code, boné e tablet com a marca do governo federal. “Pedimos a compreensão da população neste sentido. É possível verificar a identidade dos agentes pelo site“, afirmou. 

Pedro Balistieri também fez um apelo para que a postagem deixe de ser compartilhada. “Eu espero conscientizar e alertar as pessoas sobre a fake news. Está acontecendo comigo, mas pode acontecer com outras pessoas. Nós vamos ter 300 agentes circulando pela cidade quando o Censo tiver acontecendo de fato. Então, na dúvida, não compartilhe este tipo de informação porque você pode colocar a vida das pessoas em risco”, finalizou. 
 
 
LEIA MAIS  
 
Nova diretoria quer ampliar leitos na Santa Casa de Araraquara

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -