ATUALIZAÇÃO 23/07 ÀS 07H42 para inclusão de posicionamento da prefeitura
Do antigo “petit-pavê” à falta de qualquer calçamento, pedras soltas, terra e buracos. Esta é a realidade de parte da Praça da Igreja São Geraldo, no bairro que leva o mesmo nome, em Araraquara.
O maior problema fica no pedaço entre a Rua Carlos Gomes e a Avenida Monteiro Lobato. No local, já não existe mais pavimento e os pedestres precisam caminhar sobre a terra e pedras.
“Fizeram esta obra na igreja, tiraram as pedras e deixaram deste jeito”, disse Mariana Vicente, de 32 anos, auxiliar administrativo de uma loja.
VEJA TAMBÉM
Covid-19: Araraquara conta com 24 pacientes internados
Escritor destina venda de livros para instituto de Araraquara
Receita libera consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF
Ela contou que trabalha há seis anos ali, e que viu a praça ficar abandonada com o passar do tempo. “Não tem um cliente que não vem aqui e não fale da praça: que era uma das mais bonitas da cidade e, agora, está deste jeito”.
Para a autônoma, Simone Fernandes, 54, os idosos que frequentam a igreja enfrentam dificuldades para se locomover. “Precisa fazer uma reforma porque está muito abandonada, tem buracos. Então, tem que dar uma melhoradinha porque é uma praça que todo mundo gosta”, disse.
A reforma está nos planos, mas ainda não tem data de início e conclusão, segundo a secretaria de Obras e Serviços Públicos de Araraquara.
Em 2019, a reforma da Praça da Igreja São Geraldo foi eleita como prioridade no Orçamento Participativo (OP), mas mesmo depois de três anos ainda está em “fase de desenvolvimento do projeto arquitetônico”.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla, não há data para efetivo início.
Até o momento, apenas os investimentos na iluminação pública foram feitos. Ao todo, R$632 mil foram investidos.
A moradora Nancy Yara Petroni, 60, contou que já entortou o pé ao pisar em um buraco. “É impossível caminhar por ali”, resumiu.
Ela lembrou ainda que o petit-pavê tipo de calçamento com pedras foi retirado durante a reforma da igreja e não foi recolocado. “Quando eu vim para cá [há 30 anos] a praça era linda, bem cuidada, bonita. Agora, é um abandono e um empurra-empurra”, disse.
A moradora destacou ainda a sensação de insegurança com a falta de manutenção dos arbustos e canteiros. “Você não vê quem está escondido atrás daquela moita. Alguém precisa fazer esta poda”, concluiu.
FALA, PREFEITURA
Procurada, a prefeitura de Araraquara informou que por ser uma obra de grande porte, o projeto inicial precisou de ajustes. “O projeto arquitetônico da obra de recuperação da praça da Igreja São Geraldo passa por ajuste final para que o processo licitatório possa ser aberto e a praça reformada”, disse em nota.
Sobre os casos de descarte irregular de entulho, a prefeitura disse ser “lamentável a postura de alguns moradores que insistem nesta prática de descarte em locais impróprios e irregulares, já que 100% da cidade conta com serviço de coleta de lixo orgânico e de reciclados, além dos bolsões de entulho espalhados pelos bairros”, e que a limpeza é recorrente com equipes da Secretaria de Obras e também do Meio Ambiente.
ZAP ON
Seu endereço está com o mesmo problema? Seu bairro precisa de atenção? Participe enviando sua reclamação e sugestão de reportagem para o WhatsApp do acidade on. O telefone é o 16-9-9151-3088.
LEIA MAIS
Aprenda como construir um padrão de vida inteligente