A Prefeitura de Araraquara descarta no momento qualquer medida para impedir a realização do show da dupla sertaneja Jorge & Mateus no Centro de Eventos de Araraquara (Cear), no dia 30 de janeiro. “Não há respaldo jurídico, hoje, para o município proibir sua realização”, disse a Prefeitura, em nota enviada ao portal acidadeon.
Segundo a Prefeitura, o show – que faz parte da programação de recepção a universitários na cidade, com festas nos dias 29 e 30 de janeiro – é um evento privado, autorizado pelo Plano São Paulo, utilizado para orientar o Comitê de Contingência do Coronavírus do Município na elaboração dos decretos municipais de calamidade pública.
Portanto, a Prefeitura descarta no momento medidas de restrição a atividades nos setores econômicos e sociais do município, ainda que os casos de covid-19 estejam aumentando a cada dia. Nesta quinta-feira (06), foram registrados na cidade mais 522 casos de covid-19, segundo boletim divulgado pela própria Prefeitura de Araraquara.
“O índice de internação em decorrência da covid-19 continua baixo no município, sem agravamento da doença na imensa maioria dos casos. Ou seja, do ponto de vista da saúde pública, neste momento, não há indicação de colapso no sistema de saúde”, disse a Prefeitura.
Ainda de acordo com a nota, “o Comitê de Contingência do Coronavírus do Município permanece atento e acompanhando a situação epidemiológica do município com análises diárias. Assim como vem ocorrendo desde o início da pandemia, todas as medidas adotadas têm como base a ciência e o respaldo jurídico”.
NOVAS MEDIDAS
A Prefeitura lembrou ainda que o município está adotando novas medidas para frear as contaminações, dobrando o número de equipes de bloqueio para encontrar e isolar positivados e seus comunicantes, além de ampliar o número de pontos de atendimento e testagem de sintomáticos e assintomáticos.
Por fim, o Executivo ressaltou que segue trabalhando, mas que é muito importante a participação da população, que não pode baixar a guarda nesse momento.
“É fundamental que todos fiquem atentos às medidas sanitárias, que são o uso da máscara e higienização constante das mãos com álcool em gel ou água e sabão. Os setores econômicos e sociais também devem continuar cumprindo rigorosamente o decreto municipal em vigor, disponibilizando álcool em gel e cobrando o uso correto da máscara nos estabelecimentos. O Comitê vai continuar avaliando diariamente a situação epidemiológica e tomará as decisões necessárias, no momento certo e com responsabilidade”, concluiu a nota.
ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
A organização da festa se pronunciou por meio de suas redes sociais, dizendo que está acompanhando todas as notícias e normas relacionadas à pandemia de covid-19, para tornar a festa “cada vez mais segura”.
“Qualquer informação sobre o evento será divulgada nos canais oficias do Inter. Até o momento seguiremos com o evento Integra Inter nos dias 29 e 30 de janeiro em Araraquara”, disse o comunicado.