- Publicidade -
CotidianoPrefeitura de Araraquara registra 200 crianças na fila por vaga em creche

Prefeitura de Araraquara registra 200 crianças na fila por vaga em creche

Lista de excedentes publicada no site da Prefeitura traz números de agosto; Administração apontou que problema não é restrita à cidade

- Publicidade -

Dados publicados mensalmente pela Prefeitura de Araraquara revelam que 200 crianças aguardam por uma vaga em creche. A demanda está concentrada nos berçários I e II. Comparado aos últimos quatro anos, houve uma redução de 50% na fila de espera.

Uma legislação municipal obriga a publicação mensal dos dados no site da Prefeitura. Segundo a Secretaria de Educação, até agosto do ano passado, 360 crianças estavam na fila de espera. Em 2024, esse número caiu para 200 excedentes.

- Publicidade -

As maiores demandas estão no CER (Centro de Educação e Recreação) Cotinha de Barros (Jardim Brasil), com 19 crianças na espera; Antônio Tavares Pereira Lima (Jardim Pinheiros), com 19; e Cyro Guedes Ramos (Santa Angelina), com 17. Procurada, a Prefeitura informou que a problemática no acesso à Educação Infantil não é restrita à cidade de Araraquara.

“Na cidade de Araraquara, não há registro de crianças em idade pré-escolar na lista de excedentes. Graças aos esforços da administração municipal, reduzimos o número de crianças de 0 a 3 anos aguardando vagas em creches”, afirmou a Prefeitura.

“Atualmente, contamos com 46 unidades em funcionamento, e ainda este ano uma nova será inaugurada em uma região de grande expansão populacional. Para o início do próximo ano letivo, outro CER será entregue, totalizando 48 unidades”, completou.

A administração destacou ainda que diversas unidades estão sendo reformadas e ampliadas para garantir mais vagas. A rotatividade de funcionários também foi mencionada como um fator que compromete o atendimento em algumas unidades (leia a íntegra abaixo).

O QUE DISSE À PREFEITURA DE ARARAQUARA?
A questão do acesso à Educação Infantil não está restrita à cidade de Araraquara, esse tema é alvo de atenção em todo o país, excerto de matéria publicada na data de ontem confirmam isso:

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), instituiu uma comissão técnica para realizar o tratamento das informações sistematizadas no levantamento nacional “Retrato da Educação Infantil no Brasil – Acesso e Disponibilidade de Vagas”.

Os resultados parciais foram divulgados em agosto e mostraram que existem cerca de 632 mil registros em fila de espera para creche no Brasil. Há 2.445 cidades (44%) com fila de espera. Desse total, 88% informam que a espera se deve à falta de vagas. Já na pré-escola, houve 78 mil registros de crianças que não frequentavam essa etapa de ensino (50% desse total também não estão matriculadas por falta de vagas) –

Na cidade de Araraquara não há registro de crianças em idade pré-escolar em lista de excedentes, por força dos esforços empreendidos pela administração municipal, reduzimos o registro de crianças de 0 a 3 anos de idade aguardando atendimento para Creche.

Atualmente contamos com 46 unidades em funcionamento e ainda esse ano 1 nova unidade passará a atender alunos em região de franca expansão populacional. Para o início do próximo ano letivo outro CER será entregue à população, totalizando 48 unidades.Várias unidades foram e estão sendo ampliadas visando a ampliação na oferta de vagas.

Necessário informar que, no momento, o que mais tem impacto a oferta de vagas é a alta rotatividade de educadores.

Observamos uma grande rotatividade de profissionais que exoneram para assumir novos cargos, acessados por meio de aprovação em concursos públicos, deste modo, estamos em constante processo de contratação neste ano letivo.

Essa alta rotatividade de funcionários compromete o atendimento em razão dos prazos legais para a efetivação de novas contratações.

- Publicidade -


- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -