- Publicidade -
CotidianoPrefeitura multa Águas de Matão; empresa aponta efeitos da estiagem e anuncia nova bomba

Prefeitura multa Águas de Matão; empresa aponta efeitos da estiagem e anuncia nova bomba

Município de Matão aplica multas na concessionária dos serviços de abastecimento; empresa diz intensificar medidas para minimizar efeitos da estiagem

- Publicidade -

A Prefeitura de Matão anunciou a aplicação de duas multas contra a empresa Águas de Matão, devido a reclamações de usuários do abastecimento de água. A empresa, por sua vez, diz que está intensificando medidas de contingência com a instalação de uma nova bomba, devido ao cenário climático.

Segundo a Prefeitura de Matão, as campanhas para uso consciente da água, bem como medidas mitigadoras da sua falta são obrigações da concessionária, que deve arcar com suas responsabilidades.

- Publicidade -

“A Prefeitura já aplicou duas multas, sendo a última hoje, e está acompanhando de perto as providências da concessionária, sob pena da aplicação de outras penalidades previstas no contrato, caso não sejam adotadas as medidas necessárias, de obrigação da concessionária”, diz a Prefeitura de Matão.

OUTRO LADO

A empresa Águas de Matão diz estar intensificando medidas de contingência com instalação de nova bomba para reforço na captação do aquífero Guarani.

“A Águas de Matão está tomando medidas possíveis para minimizar os impactos à população. Na próxima semana, será instalada uma nova bomba para atingir níveis mais profundos do aquífero Guarani, fonte de captação de água bruta, que sofre graves impactos diante da falta de chuva recorrente, pois o processo natural de recuperação é mais lento em comparação a mananciais superficiais”, explica Isabelly Gonçalves, diretora executiva da Águas de Matão.

A concessionária ressalta que o sistema de bombeamento está em plena capacidade, com poços de contingência ativados para reforçar a captação. “Além disso, os reservatórios estão operando com o máximo de sua capacidade, viabilizando o estoque de água para suprir as necessidades básicas. Tudo é monitorado em tempo real pelo Centro de Operações Integradas (COI), permitindo rápida resposta a qualquer variação no consumo ou nos níveis dos reservatórios. Também o contingente de caminhões-pipa foi ampliado para atender serviços essenciais em áreas mais críticas”, comenta a empresa.

- Publicidade -

AUMENTO DO CONSUMO

A empresa lembra que os longos períodos de seca e as altas temperaturas atípicas para o inverno, na região de Matão, refletem um cenário climático preocupante, principalmente pelo aumento significativo do consumo de água. “Consequentemente, isso exige uma melhor gestão hídrica e conscientização, por parte da população, para evitar desperdícios da água tratada”.

“Contamos com o apoio de todos para atravessarmos esse momento de forma equilibrada, e reforçamos nosso compromisso em continuar investindo nos serviços de saneamento da cidade. Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para que o abastecimento seja mantido, com responsabilidade e transparência”, destaca a representante da concessionária.

Em Matão, a concessionária já estuda também medidas de médio e longo prazo para aumentar a resiliência do sistema de abastecimento frente a esses novos cenários climáticos. A ampliação da infraestrutura está no planejamento da empresa para assegurar um fornecimento de água mais robusto no futuro, sem perder de vista a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -