A Prefeitura de Araraquara anunciou, nesta terça-feira (14), programa que promete realizar quase 10 mil procedimentos cirúrgicos e exames nos próximos dois meses. O lançamento foi feito na sede da Vigilância em Saúde, no Centro de Eventos (Cear).
Criado em 2017 e batizado como “Saúde Cidadã”, o objetivo é diminuir o número de pessoas na fila de espera por atendimento ou procedimento médico no sistema público de saúde em Araraquara.
Durante o anúncio, a secretária de Saúde, Eliana Honain, mencionou que as cirurgias eletivas precisaram ser interrompidas devido à pandemia da covid-19. Com isso, o programa ganhou uma nova versão chamada “pós-pandemia”.
Na primeira fase da iniciativa serão realizados quase 10 mil procedimentos como, por exemplo, cirurgias gerais – hérnia e vesícula -, ortopédicas, oftalmológicas e urológicas, além de exames de ultrassonografia, ecocardiograma e ressonância.
“Temos um grande número de cirurgias e serão beneficiadas as pessoas indicadas pelos médicos de vários segmentos que fizeram a priorização dos casos mais urgentes, mais gritantes para dar início para esse mutirão”, explicou Honain.
“O que pretendemos é continuar com isso acertando um número determinado de cirurgias mês na rotina depois, pois esse é o grande desafio para não deixar mais a demanda reprimida”, completou a secretária de Saúde de Araraquara.
Honain destacou que o programa precisou da ajuda da Santa Casa para oferecer serviços médicos, leitos e profissionais da saúde. A responsável pela Saúde municipal ressaltou o esforço feito pelo corpo clínico para dar conta da grande demanda de procedimentos.
“Teve toda uma negociação com o corpo clínico, com a secretaria de Saúde para que não se tirasse leitos das pessoas que estão na urgência e emergência, que pudesse ampliar leitos tanto de internação, quanto se necessitasse de UTI, como cirurgias de grande porte de ortopedia”, concluiu.
Ainda durante o evento, foi informado que a secretaria municipal de Saúde também estuda a portaria que prevê a inclusão de angioplastias no quadro de procedimentos no mês de janeiro.
O anúncio ressaltou que as pessoas que estão na fila de espera por exames ou procedimentos devem aguardar por um contato das autoridades de Saúde.