- Publicidade -
CotidianoPrefeitura retomará boletins com atualizações diárias sobre a covid-19 em Araraquara

Prefeitura retomará boletins com atualizações diárias sobre a covid-19 em Araraquara

Cidade registrou aumento significativo de casos da doença nos últimos dias; Saúde fala em situação controlada até o momento

- Publicidade -

Com o recente aumento de casos, a Prefeitura de Araraquara decidiu retomar na segunda-feira (26) os boletins diários com atualizações sobre a covid-19. Os comunicados serão feitos pela secretária da Saúde, Eliana Honain, e também terão dados sobre a dengue.

Atualização divulgada na última sexta-feira (23) pela pasta revelou o registro de 971 casos de covid-19 nas últimas 48 horas. Ao todo, a Morada do Sol totaliza mais de 3,5 mil positivados para a doença. Já a dengue infectou 104 pessoas na cidade até o momento.

- Publicidade -

Na avaliação da secretária da Saúde, Eliana Honain, a “explosão de casos” no mês de fevereiro ocorreu devido às aglomerações de pessoas, as viagens de férias e o Carnaval. Apesar disso, ela pontuou que o número total de casos “não pressiona” o sistema hospitalar da cidade.

“A situação que ocorre em Araraquara é a mesma que ocorre em todo o Brasil, principalmente por conta do Carnaval”, reiterou Eliana.

A responsável pela pasta informou que as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) estão com bastante demanda, uma vez que é necessário que as pessoas façam o teste para depois passarem pelo médico e serem notificados os casos de covid-19. “São casos mais simples, até por conta do efeito das vacinas”, ressaltou.

Em relação aos 104 casos de dengue diagnosticados em Araraquara neste ano, Eliana Honain afirmou que nenhuma pessoa necessitou de internação até o momento.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

Sobre os sintomas das duas doenças, Eliana Honain disse que são muito semelhantes. “Ambos apresentam febre alta, dores musculares e mal-estar geral”. Como distingui-los? Embora os dois sintomas provoquem dores de cabeça, no caso da dengue a dor é mais concentrada atrás dos olhos, além de apresentar manchas vermelhas pelo corpo. Já a covid-19 apresenta tosse e dificuldade respiratória.

- Publicidade -

E se o teste detecta a covid-19, o mesmo não ocorre em relação à dengue, já que o teste não existe. São feitos exames laboratoriais e os resultados não são conhecidos de imediato.

“Embora os números de casos de dengue estejam em crescente no município, a situação está sob controle. Mas não devemos ficar tranquilos com isso”, frisou.

Segundo Eliana, há o controle do mosquito na cidade, são feitos bloqueios na região onde se confirma um caso, mas todas as pessoas precisam evitar os criadouros do Aedes aegypti, que gosta de água parada, sol e calor para se proliferar. “Não podemos deixar acumular água em recipientes dentro de casa ou nos quintais”, enfatizou.

Ainda sobre a comparação entre as duas doenças, Eliana explicou que a dengue provoca uma situação diferente da covid-19, já que esta segunda tem a vacina, que evita as complicações.

Atualmente, Araraquara tem 14 pacientes internados com covid-19, sendo cinco de outros municípios. Dos internados, um paciente está na UTI e nove estão em enfermarias. Eliana evidenciou que as pessoas são internadas com outras patologias, incluindo a covid-19.

FIQUE ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara e região? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -