Às 9h44 deste domingo (22), começa oficialmente a Primavera, trazendo a expectativa de que o tempo seco dê uma trégua em todo o estado de São Paulo. O calor intenso deve continuar, mas a possibilidade de chuva pode amenizar os impactos da seca, especialmente nas cidades do interior.
Segundo o Climatempo, a Primavera de 2024 será marcada pelo desenvolvimento e influência do fenômeno La Niña, que terá maior impacto nos meses de novembro e dezembro, aumentando as condições de chuva.
No final de novembro, também pode ocorrer a formação de eventos ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).
Mas, apesar da previsão de chuva, o calor intenso não deve cessar, pois a Primavera é caracterizada pelo aumento gradual das temperaturas. Assim, a expectativa é de dias predominantemente quentes, com possibilidade de novos recordes de calor e temperaturas extremas.
Em outubro, segundo o Climatempo, a previsão é de chuva acima da média no sul e no extremo norte do estado de São Paulo. Já na região centro-oeste, a quantidade de chuva será inferior à média.
É esperado que as chuvas ocorram em forma de pancadas regulares ao longo da segunda quinzena de outubro. Comparado ao mesmo período do ano anterior, o volume de chuva será menor.
Para quem prefere um clima mais ameno, o Climatempo prevê a passagem de frentes frias em outubro, mas elas não devem causar resfriamento no interior de São Paulo. As ondas de calor devem predominar nos primeiros 15 dias do mês.
Ainda de acordo com o Climatempo, na região de Ribeirão Preto, as chuvas de outubro devem beneficiar áreas próximas à divisa com o Triângulo Mineiro. Na região de Franca, espera-se um volume de chuva superior à média para o mês.
Já nas regiões de Campinas e Araraquara, as chuvas de outubro devem ficar dentro da média, enquanto as temperaturas tendem a ficar ligeiramente acima da média em todo o estado de São Paulo.
COMO FICA O TEMPO NESTE DOMINGO NO INTERIOR DE SP
O domingo (22) será marcado por tempo estável e temperaturas elevadas no interior de São Paulo. A frente fria que influenciou o clima nos últimos dias se afastou, e uma massa de ar seco predomina em grande parte do estado, mantendo o céu com pouca nebulosidade e temperaturas em elevação. As regiões norte e nordeste podem enfrentar chuvas isoladas no decorrer da tarde, mas em geral, o dia será de calor e muito sol.
Cidades como Araçatuba, Barretos, Ilha Solteira e Ribeirão Preto poderão registrar máximas próximas aos 36°C. Em Araraquara e São José do Rio Preto, as temperaturas também devem atingir 35°C. A umidade relativa do ar permanecerá baixa, especialmente durante a tarde, o que reforça a necessidade de cuidados com hidratação e exposição solar.
Na cidade de Botucatu, as máximas serão mais amenas, alcançando os 31°C, enquanto na região de Itapeva as temperaturas ficam em torno de 25°C. Já em áreas costeiras, como Santos, o tempo será um pouco mais fresco, com temperaturas na casa dos 26°C, mas ainda com pouca nebulosidade e baixos índices de chuva.
A baixa umidade relativa do ar continua sendo uma preocupação em diversas regiões, com valores entre 30% e 50%. Em cidades como Campinas, Ourinhos e Bauru, a umidade pode atingir valores ainda menores, entre 40% e 50%. Isso pode agravar problemas respiratórios e aumentar o risco de incêndios em áreas rurais e de vegetação.
Apesar do predomínio do tempo seco, as regiões norte e nordeste do estado podem enfrentar chuvas isoladas no fim da tarde. São José do Rio Preto e Ribeirão Preto são algumas das cidades onde há chance de pancadas de chuva, embora de forma esporádica e localizada. A previsão de chuvas nessas áreas ajuda a elevar levemente os índices de umidade.
O início da próxima semana trará um cenário semelhante, com sol predominante em grande parte do estado e temperaturas elevadas, variando entre 30°C e 36°C em diversas cidades do interior paulista. Não há previsão de mudanças bruscas no clima até o meio da semana.