- Publicidade -
CotidianoPrimeiro Centro de Inovação da região abre as portas; conheça

Primeiro Centro de Inovação da região abre as portas; conheça

Localizado na Escola Estadual Victor Lacorte, espaço oferece estrutura para o desenvolvimento de projetos tecnológicos

- Publicidade -

 

Alunos participam de aula inaugural no Centro de Inovação (Foto: Milton Filho/ acidade on)

- Publicidade -

Alunos da escola estadual Conselheiro Gavião Peixoto, em Gavião Peixoto, foram os primeiros a conhecer o Centro de Inovação (CIEBP) da região de Araraquara, que abriu as portas pela primeira vez, nesta segunda-feira (4). 

A estrutura montada na Escola Estadual Victor Lacorte, no Centro da cidade, conta com seis espaços pedagógicos, além de um estúdio. No local, os estudantes da rede estadual de ensino idealizam projetos, recebem mentoria, trabalham com programação e robótica, e desenvolvem protótipos em 3D. 

Ao todo, 46 alunos de 15 a 17 anos participaram das aulas inaugurais. O Guilherme Samuel dos Santos Silva estava entre eles.  

Estudante do terceiro ano do ensino médio, ele conta que se interessou pela área de tecnologia diante dos desafios do ensino remoto durante a pandemia. Ele acredita que uma formação nesta área pode ser um diferencial no mercado de trabalho. 

“Têm muitas pessoas que querem seguir a carreira da tecnologia e inovação, e é bem interessante ter um centro como este para estimular o pessoal que as vezes quer seguir a carreira e não tem o meio de aprender”, afirma.  

- Publicidade -

Guilherme Samuel dos Santos Silva estava entre os alunos participantes (Foto: Milton Filho/ acidade on)

O Guilherme é aluno do professor Adriano Daniel Buzzá, que dá aulas de matemática e tecnologia. Ele defende que o Brasil precisa avançar nesta área e por isso é preciso despertar o interesse nos alunos. 

“Na escola estamos começando a desenvolver robótica, programação e energia sustentável, mas como estamos dando os primeiros passos, então, é fundamental vir, pegar novas ideias e implementá-las”, aponta. 

O coordenador do CIEBP resume que o objetivo é inovação. “Quando chegam aqui, eles se deparam com um universo de inovação, desconstruído do padrão tradicional”, diz. 

“A ideia é permitir que estes estudantes passem, a além de enxergar o problema, coloca-lo no papel e transforma-lo em num projeto, que seja disseminado para toda comunidade”, completa. 

O Centro de Inovação é o primeiro da região de Araraquara e o décimo do estado. Com 24 professores, tem capacidade para atender até 1.200 pessoas por dia. Para participar basta fazer o agendamento aqui. 

O CIEBP oferece atividades desenvolvidas presencialmente em três modalidades: Trilhas Formativas, Formação de Professores e Mentorias. No local, foram investidos R$ 550 mil. 

Segundo Paulo Pereira da Silva, dirigente regional de ensino, um dos objetivos do planejamento estratégico da secretaria da Educação é educar o estudante para o século XXI, para a era digital, da tecnologia e da inovação. 

Centro de Inovação conta com seis espaços pedagógicos, além de um estúdio (Foto: Milton Filho/ acidade on)

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -