Após ser nomeada como interventora da Santa Casa de Araraquara, a secretária de saúde Eliana Honain, fez um breve vídeo neste sábado (11), no canal da Prefeitura, sobre o atual momento.
Honain enfatizou que a intervenção é temporária, e o principal objetivo é restabelecer a assistência à população de Araraquara, como a reabertura imediata dos oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“O nosso objetivo principal é restabelecer a assistência à população dentro do hospital , não deixar pacientes esperando internação na UPAs, e fazer a reabertura imediata dos oito leitos de UTI que foram fechados” , apontou.
A secretária reforçou também a agilidade na realização das cirurgias de urgência e emergência. e o restabelecimento das cirurgias eletivas.
“As pessoas ficam aguardando vários dias e semanas, temos que restabelecer as cirurgias com urgência”, apontou.
ENTENDA
O prefeito Edinho Silva decretou intervenção na Santa Casa nesta última sexta-feira (10). O decreto estabelecendo a ação foi publicado nos atos oficiais do Município neste sábado ( 11). A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, foi nomeada interventora e assume a direção do hospital a partir de hoje.
Em nota, a Prefeitura enfatizou dificuldades das mais diversas ordens vivenciadas pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, em especial, a desassistência aos pacientes SUS da cidade e região, a Prefeitura decretou intervenção temporária no hospital a partir desse sábado (11).
Já na segunda-feira (13), o Município estará dentro do hospital para garantir assistência aos pacientes SUS.
ACORDOS FRUSTRADOS
Segundo a Prefeitura, foram várias as tentativas frustradas de acordo com a diretoria do hospital, inclusive com a mediação do Ministério Público Estadual (MPE), por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduto (TAC). Iniciativa frustrada por não concordância da direção da Santa Casa.
“A intervenção foi necessária e é decorrente de uma recomendação do MP após inúmeras negociações sobre um TAC. É uma medida por um período muito breve mas precisamos continuar na missão de salvar vidas e a Santa Casa é fundamental no contexto da gestão da saúde no município”, finalizou.