- Publicidade -
CotidianoProcon Araraquara resolve 80% das reclamações dos consumidores

Procon Araraquara resolve 80% das reclamações dos consumidores

No dia Mundial do Consumidor, principais reclamações são em relação a planos de internet, ligações telefônicas e empréstimos consignados não solicitados

- Publicidade -

 

Comércio de Araraquara  (Foto Arquivo: Amanda Rocha)

- Publicidade -

 

 

 

 

 

- Publicidade -

 

Já dizia o ditado, “o barato sai caro”, e no Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta terça-feira (15), nada como reforçar essa frase. 

Exigir sempre a nota fiscal e fazer muita pesquisa é sempre necessário para não cair em golpes, ,apontou Rodrigo Martins, coordenador do Procon Araraquara. 

Segundo o coordenador, o órgão soluciona 80% dos problemas e reclamações dos consumidores de Araraquara

“Os problemas com lojas de Araraquara são muito pequenos, a maioria dos comerciantes do município acabam resolvendo e raramente a gente tem algum problema. O nosso Procon soluciona 80% dos problemas dos consumidores em Araraquara”, avaliou. 

Martins lembrou que todo mundo consome algo, inclusive os fornecedores. 

“O dia do consumidor é muito importante porque o direito do consumidor é mundialmente defendido, e as relações de consumo estão ligada a todos, inclusive aos próprios fornecedores. Todos consumimos algo no dia a dia”, conclui. 

PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES
Segundo Martins, as principais reclamações dos consumidores do município são voltadas para empresas de telefonia, planos de internet, cobranças indevidas e empréstimos consignados não solicitados. 

“Mas ultimamente há muitas reclamações também sobre os direitos de garantia, onde o consumidor aciona assistência técnica e não se resolve o problema, principalmente envolvendo equipamentos eletrônicos. E também em relações a instituições bancárias como os empréstimos consignados que o cliente não solicitou e se cria uma dificuldade para devolver o dinheiro e o cancelamento”, apontou. 

DIREITOS E CORTESIAS
Martins reforçou que o consumidor tem que ficar muito atento as compras da internet e ao prazo de devolução de sete dias, caso desista da compra. Já em compra presencial no estabelecimento comercial a regra muda. 

“Se fez a compra pela internet tem o direito a desistir da compra em sete dias, sem justificativa porque não teve contato com o produto. Já nas lojas físicas há a questão das trocas, que é uma tradição, e isso não é direito do consumidor e sim uma cortesia do fornecedor. Ele que determina as regras e prazos pra fazer a troca”, informou. 

“Exija sempre tenha a nota fiscal para ter garantias e a qualquer sinal de algo que pagou e não recebeu procure o Procon”, reforçou.

Para atendimento pelo Procon Araraquara, entre em contato por telefone (16) 3301-3131 ou Whatssap (16) 99701-0120.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -