Influenciada pela demanda online da pandemia e com muito assunto para discutir além da sala de aula, a professora polivalente Leocardia Cristina Reginaldo da Cruz, 43 anos, começou o canal “Práticas Pretagógicas” no Youtube, em junho do ano passado.
O canal discute e combate o racismo nas escolas e nas instituições, e versa sobre educação das relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira e africana.
“É um projeto que visa contribuir com a formação das pessoas negras e não negras, nas diferentes etapas da vida, nos níveis de formação, divulgar histórias, vivências, dar visibilidade às vidas negras em prol da educação antirracista, lutar contra o Racismo e as práticas racistas diárias presentes no nosso cotidiano”, reforçou.
Desde a infância, a professora se interessava pelo universo da educação e discutir questões étnico-raciais sempre fez parte de sua trajetória pessoal.
“Minha família sempre enfatizou a importância da educação nas vidas das mulheres negras e o respeito as minhas professoras. Fui uma menina alfabetizada aos 9 anos de idade pela Professora Sílvia que inclusive orientou a minha mãe a me levar ao oftalmologista por perceber minhas dificuldades no processo de alfabetização, hoje reconheço que esses foram os motivos que me levaram a cursar o Magistério na adolescência e o Mestrado”, comentou.
Há 23 anos lecionando, Leocárdia é mestre e especialista em educação especial, e dá aulas na Educação Básica do 1º ao 5º ano, na rede pública de ensino na região de Araraquara.