A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara está precisando de voluntários para dar continuidade ao projeto de extensão sobre conscientização da vacina para o HPV. Podem participar alunos de graduação na área da saúde, pós-graduação e também da Faculdade de Ciências e Letras.
A fase preparatória do projeto “Aderência da Vacinação para o HPV em Araraquara e Região: um estudo epidemiológico” tem início nesta segunda-feira (11) e segue até o dia 3 de maio. Serão realizados seminários todas as segundas-feiras, das 17 às 18:30h.
Esta fase do trabalho é voltada ao estudo de artigos científicos e palestras para professores, adolescentes, pais e responsáveis. No segundo semestre, tem início o trabalho de campo.
De agosto a novembro, serão realizadas palestras educativas e aplicação de questionários em 12 escolas de Araraquara, Américo Brasiliense, Motuca, Rincão e Santa Lúcia.
O projeto também consiste em campanhas educativas, com a entrega de folhetos informativos e um guia rápido, sobre o câncer, o vírus e a vacina. Além de jogos para crianças e adolescentes.
Segundo a professora Christiane Pienna Soares, o trabalho de equipe começou em 2020 e a fase preparatória foi desenvolvida virtualmente em função da pandemia do novo coronavírus, mas será retomado este ano. “Nós não pudemos desenvolvê-lo no ano passado porque as escolas estavam fechadas”, explica.
O grupo também criou uma nas redes sociais para divulgação científica séria, na tentativa de combater as fake news.
A professora destaca a importância do projeto devido à baixa coberta vacinal para o HPV, em Araraquara e região.
Para participar do projeto, é preciso que o aluno interessando envie um e-mail para christiane.p.soares@unesp.br com os dados pessoais, informações sobre o curso e a universidade, além de um contato telefônico.