- Publicidade -
CotidianoReclamações por golpe do consignado crescem 70% em Araraquara

Reclamações por golpe do consignado crescem 70% em Araraquara

Procon registrou aumento nas reclamações sobre fraudes envolvendo empréstimo consignado sem autorização

- Publicidade -

 

Cresce a incidência de golpes do consignado em Araraquara (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

- Publicidade -

  

 

Já imaginou abrir o aplicativo da sua conta bancária e se deparar com um empréstimo consignado que você não autorizou? Isso vem acontecendo com frequência e houve aumento em 2022 de 70% nas reclamações desse tipo no Procon de Araraquara. 

Segundo o órgão de defesa do consumidor, os idosos são as principais vítimas dessas fraudes envolvendo empréstimos sem autorização. Visando inibir essa prática, o órgão tem prestado informações de como as instituições financeiras agem com aposentados e pensionistas. 

- Publicidade -

“O banco deposita na conta do correntista e o dinheiro acaba sendo descontado todo mês desse consumidor. Ele precisa ficar atento, pois é um empréstimo consignado na folha do INSS e quando acontecer precisa registrar boletim de ocorrência e buscar o Procon”, explicou o coordenador do órgão em Araraquara, Rodrigo Martins. 

Segundo o responsável pelo Procon, em alguns casos as vítimas haviam pedido empréstimos no passado e as instituições bancárias se aproveitaram da mesma documentação para renovar o contrato sem qualquer contato ou autorização. 

“O pessoal acaba aproveitando documentação que já existia anteriormente para comprovar que o empréstimo é real, mas o consumidor não solicitou. Neste caso precisa entrar na Justiça e são mais extremos, mas a maioria que chega aqui é resolvido”, ressaltou.  

Coordenador do Procon, Rodrigo Martins, alertou sobre aumento de 70% no golpe do consignado (Foto: Reprodução EPTV)

 

 

Para Rodrigo Martins, uma das saídas para evitar o golpe do consignado é solicitar o bloqueio dessa possibilidade na internet, aplicativo ou agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O órgão é quem regula benefícios como aposentadorias e pensões. 

“Se você bloqueia, a instituição não pode fazer. Essa é a forma de se proteger que encontramos. Como pelo INSS está liberado, o banco age de má-fé, coloca o dinheiro na sua conta sem você pedir e faz o desconto. Muita gente só percebe quando a parcela é descontada do benefício”, finalizou. 

A orientação para as vítimas desse tipo de golpe é reunir o máximo de documentos possíveis, registrar Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de Polícia Civil e procurar o Procon. Em Araraquara, a sede do órgão atende de segunda a sexta-feira das 9h30 às 16h30. 

O Procon Araraquara fica na Avenida Professor Dorival de Oliveira, 164, na Vila João Godoi. O telefone para contato é o (16) 3301 3131.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -