A região de Araraquara registrou 54 focos de incêndio de grandes proporções em setembro, de acordo com INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A cidade de Santa Lúcia liderou o ranking regional com 18 ocorrências.
Os números de setembro mostram aumento de 217% nas queimadas em relação aos 17 casos registrados no mesmo mês do ano passado.
Depois de Santa Lúcia, aparece Boa Esperança do Sul com 16 focos. Na sequência, estão Araraquara e Motuca (7), Rincão e Trabiju (2), e Gavião Peixoto e Matão (1).
Em todo o estado de São Paulo, o INPE registrou mais de 2,5 mil focos de incêndio – alta de 574% em relação aos 375 casos do ano anterior.
Os dados fazem parte do Programa Queimadas, com base nas informações fornecidas por satélites, que registram a existência de incêndios com mais de 30 m² – ou seja, com frente de fogo com cerca de 30 m de extensão por 1 m de largura.
Ainda de acordo com o INPE, queimadas de pequenas durações, com menos de 30 m² e ocorrendo entre o horário das imagens disponíveis não são detectadas.
Em setembro de 2023, Gavião Peixoto liderou o ranking com seis focos, depois apareceu Araraquara, com cinco. Na sequência, Boa Esperança do Sul (2), Nova Europa e Santa Lúcia (1).