As fontes de energia limpa para automóveis voltam a ser discutidas na região, nesta quarta-feira (6). Depois de Araraquara, chegou a vez de São Carlos sediar o evento “Híbrido Etanol: Motor do Futuro”.
O debate em torno do assunto começa às 14h com transmissão ao vivo pela internet, com a presença de especialistas e entidades que representam o setor. Clique aqui.
O evento aborda o desenvolvimento de veículos híbridos elétricos com propulsor a combustão, movidos exclusivamente a etanol. Neste modelo, não há a necessidade de serem carregados, além de menor emissão de carbono.
A discussão está dividida em dois painéis. O primeiro traz o tema “Rotas tecnológicas para a mobilidade sustentável”, com mediação do diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar- (UNICA), Eduardo Leão.
Participam da discussão o professor universitário e membro do Conselho da SAE Brasil, Wanderlei Marinho da Silva, o presidente e CEO da Volkswagen Região SAM-América do Sul, América Central e Caribe, Pablo Di Si, e o vice-presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico-ABVE e gerente de Assuntos Governamentais da Toyota do Brasil, e Thiago Sugahara.
Com o tema “Marco legal para o motor do futuro”, o painel dois será mediado pelo coordenador do CEMPEQC, Rodrigo Fernando Costa Marques, com participação da coordenadora geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos do Ministério da Economia, Margarete Gandini, do CEO da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Evandro Gussi, e o presidente da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP, Erick Silva.
O EVENTO
“Híbrido Etanol: o Motor do Futuro” é organizado pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e pelo Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPEQC).
O encontro virtual também conta com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da Prefeitura de Araraquara, das montadoras Volkswagen e Toyota e do CEAR, e tem como apoiadores de mídia a EPTV, os portais de notícias G1, A Cidade On e a rádio CBN São Carlos. A produção é da O.A. Eventos, empresa do Grupo EP.
Após a edição desta quarta, novas edições estão programadas para o dia 10 de maio em Sorocaba e em 22 de junho no Vale do Paraíba.