Após encarar um ano de pandemia, 2021 começou trazendo um pouco mais de esperança, por meio das vacinas.
Elas chegaram a Araraquara no dia 21 de janeiro, destinadas exclusivamente aos profissionais da saúde. A primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi aplicada na presença do governador do Estado, João Dória (PSDB), em evento realizado na unidade de retaguarda do Melhado.
A primeira araraquarense a receber a vacina foi a técnica de enfermagem Vanda Marques Reis, que é servidora pública há 23 anos e, atualmente, atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier.
No dia 8 de fevereiro, a vacina passou a ser aplicada na população em geral, quando idosos com 90 anos ou mais começaram a ser vacinados.
Mas a esperança de dias melhores logo deu lugar ao aumento do número de casos e de morte. Em apenas dois meses, a cidade superou o número de óbitos registrados em todo o ano de 2020. Foram 113 entre janeiro e fevereiro deste ano contra 92 do ano anterior.
Delta
No dia 12 de fevereiro, a cidade identificou as variantes Gama e Delta, inicialmente registradas em Manaus e no Reino Unido. A circulação das novas cepas ocasionou o agravamento do quadro da pandemia no município.
Com a nova cepa, não demorou muito para a cidade registrar recordes de internações e sofrer com a falta de leitos. Muitos pacientes precisaram ser transferidos para outras cidades, como São Carlos e Barretos.
No dia 21 de fevereiro, a cidade decretou lockdown pela primeira. As pessoas não podiam circular pela cidade, ao menos para trabalhar. Comércio, bancos e outros serviços ficaram fechados. Apenas serviços essenciais, como mercado e farmácia podiam apenas fazer entregas.
Em março, Araraquara bateu recorde no número de mortes pela doença com 125 óbitos registrados – o maior número de mortos da pandemia para um único mês.
Em abril os casos começaram a reduzir e alguns serviços não essenciais voltaram a funcionar, como comércio, lojas de construção, entre outros. Mas, diante do aumento de casos, não demorou muito para que, em junho, um segundo lockdown fosse decretado.
Os casos voltaram a cair e, em agosto, escolas e parques voltaram a reabrir.
Alívio
Ainda no mês de agosto, devido ao baixo número de atendimentos, a Santa Casa desativou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) montada para atender casos de Covid-19.
Em novembro, os dois últimos pacientes receberam alta e marcaram o fim do funcionamento do Hospital de Campanha, que por mais de um ano registrou 1793 internações.
Em 22 de dezembro, mais uma variante foi identifica. Araraquara confirmou os três primeiros casos da Ômicron, incluindo, em uma criança de apenas sete anos de idade.