A 20ª edição da RolêFeira acontece neste domingo (16), e celebra o outono e o tropicalismo na Praça do Faveral, em Araraquara, das 15h às 22h.
A feira de economia criativa organizada pelo Coletivo Rolê, traz mais de 90 expositores e se consolida como a maior feira de economia criativa de Araraquara e região.
A programação cultural apresenta muita música, vivência de skate e atividade com jogo pedagógico Pindorama que apresenta personagens do folclore brasileiro.
LEIA MAIS
Mato alto, cobra e aranha: moradores de Araraquara pedem “socorro”
Com nova concessão, motos passam a pagar pedágio em Araraquara
Fortalecendo a economia local e regional, a edição cresceu e conta com empreendimentos em diversos segmentos como: cosméticos, moda, artes, ilustrações, quitutes, decoração, acessórios, prestação de serviços, bebidas, decoração e outros.
A feira ainda conta com Gestão de Resíduos em parceria com a Minhocaria e promoção de atividades esportivas ocupando a quadra da praça.
Tudo isso para garantir diversão a toda a família e construir formas de consumo mais conscientes.
NOVIDADE
A grande novidade é que a partir desta edição, para garantir maior acessibilidade, as atividades serão mediadas por uma intérprete de libras.
A feira recebe o público a partir das 15h. Às 16h tem início a programação cultural com a equipe do Pindorama realizando dinâmica de jogo de arte e educação.
PINDORAMA é a terra das palmeiras, um local mítico onde habitam sabiás e lendas do território que hoje chamamos de Brasil.
A atividade vai até as 18h e é indicada para qualquer pessoa acima dos 7 anos de idade.
Das 17h às 19h é a hora de mexer o corpo na ocupação da quadra poliesportiva da praça que traz uma vivência de skate com a beldade, Vênus.
A multi-artista explora há mais de 4 anos a mobilidade urbana e manobras radicais em Araraquara.
Nesta vivência, orientará princípios básicos para conhecer o esporte e experimentar a liberdade e a mobilidade que o skate traz. Aberto a todas as idades, só chegar com seu skate e materiais de proteção.
O som começa a rolar às 18h com a discotecagem da Tocaya no Balanço do Brasil.
Mixando a diversidade de gêneros e ritmos da música, a Tocaya segue o balanço do Brasil, ecoando tambores ancestrais com pegadas eletrônicas da atualidade, numa sonoridade tropicaliente botando todo mundo pra dançar.
A partir das 20h, fechando a programação, o bailinho da Rolê vai garantir a animação com um feat pra lá de especial no show Brasilidades Tropical com Joana e Baile do Lima.
Dois artistas araraquarenses se encontram para uma mistura musical que promete não deixar ninguém parado.
A RolêFeira conta com o apoio do SESC Araraquara na programação cultural, da Minhocaria na gestão de resíduos e da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundart, Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária.
Local: Praça do Faveral – Rua Henrique Lupo (próximo ao número 331)
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
15h – Abertura
Mais de 90 expositores com empreendimentos em diversos segmentos como: cosméticos, moda, artes, ilustrações, quitutes, decoração, acessórios, prestação de serviços, bebidas, decoração e outros. #CompreLocal #CompreDeQuemFaz
16h – 18h Pindorama, dinâmica jogo de arte educação PINDORAMA é a terra das palmeiras, um local mítico onde habitam sabiás e lendas do território que hoje chamamos de Brasil.
Quando os povos originários tupi-guaranis chegaram ao litoral oriental da América do Sul encontraram seres fantásticos e muitas “pindobas”, nome que ainda usamos para as palmeiras em alguns lugares. Supõe-se que juntaram, então, duas palavras: “pindoba” e “retama” – que significa terra – e, de tanto falarem, tornaram-se PINDORAMA.
Este é um jogo de arte educação em formato de baralho, com personagens de PINDORAMA, em que pelo menos 2 jogadores interagem com suas histórias e características, sem o intuito de classificá-los em melhores ou piores.
Essas cartas desenvolvem a ludicidade, a criatividade, a intuição, a atenção, o pensamento lógico, a sociabilidade e a oralidade dos jogadores. Além disso, elas valorizam a diversidade cultural, a memória oral e a história de nossos povos originários.
Sugerido para qualquer pessoa acima dos 7 anos de idade e com dinâmica fácil de combate, que para além da diversão, instiga os jogadores a conhecerem e reconhecerem os personagens a partir de pequenos fragmentos escritos de suas histórias.
O baralho estará disponível para os jogadores, que acompanhados de monitoria e organizados em grupos de 2 a 4 pessoas, poderão conhecer um pouco de cada região do Brasil, através das lendas e mitos e se divertir compartilhando uma partida de Pindorama.
17h – 19h Esporte – Vivência de skate Vênus
Vênus é multiartista e atua no movimento do skate há mais de 4 anos, explorando a mobilidade urbana e manobras radicais em Araraquara.
Nesta vivência, Vênus orientará princípios básicos para conhecer o esporte e experimentar a liberdade e a mobilidade que o skate traz.
A atividade acontecerá na Quadra de esportes da Praça do Faveral. Os participantes devem trazer seu skate e equipamentos de segurança.
18h – 20h Discotecagem Tocaya no balanço do Brasil
Em atividade desde junho de 2017, TOCAYA é uma festa de música brasileira realizada por Jônatas Micheletti e Nat Rozendo. Sediado em Araraquara (SP), o projeto é itinerante, tendo passado por diversos espaços, tanto públicos como privados, com a missão de espalhar arte, música e movimento.
Mixando a diversidade de gêneros e ritmos da música, a Tocaya segue o balanço do Brasil, ecoando tambores ancestrais com pegadas eletrônicas da atualidade, numa sonoridade tropicaliente botando todo mundo pra dançar!
20h – 22h Show Brasilidades Tropical com Joana e Baile do Lima
Bailinho da Rolê com Joana e LIMA No Brasil do calor, ginga e suor não pode faltar música! É através dela que brasileiro solta seu corpo, dissipa energia, faz política e manda a tristeza embora.
A música brasileira é marcada no mundo pela mistura singular de gêneros e ritmos, e nesse show, que une dois artistas araraquarenses, vai trazer essa mistura, botando todo mundo pra dançar!
VEJA TAMBÉM
Feira do Livro da Unesp conta com mais de 130 editoras participantes e descontos de 50%