O DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) abriu um Boletim de Ocorrência para investigar o roubo à mão armada e o vandalismo ocorridos na madrugada deste sábado (5) no CPR (Centro de Produção e Reservação) da Chácara Flora, em Araraquara. O sistema é crucial para o abastecimento de água da região norte da cidade, além das áreas do Parque Planalto e Jardim Maria Luiza. A Polícia Militar esteve no local durante a noite e agora aguarda a chegada das equipes da Polícia Técnica e Civil para dar início às investigações.
De acordo com o Diretor Comercial e de Relações Institucionais, o engenheiro Alexandre Pierri, o incidente afetou gravemente a infraestrutura do local, que inclui um poço equipado com um motor de 500 CV, responsável por uma vazão de 250 m³/h, além de um reservatório de 1 milhão de litros e sistemas de bombas elevatórias.
“A interrupção deste sistema impede a reserva e o recalque de água, comprometendo seriamente o abastecimento nas áreas afetadas. Estamos trabalhando incansavelmente para reparar os danos e retomar a operação o mais rápido possível. Pedimos a compreensão e colaboração de todos os moradores e autoridades locais durante este período crítico”, declarou Pierri.
Segundo o engenheiro, os criminosos roubaram todo o cabeamento e destruíram os painéis de controle, além de vandalizar outros equipamentos, o que dificulta ainda mais os reparos necessários para a retomada do sistema.
INVASÃO ARMADA
Pierri relatou que, por volta da meia-noite, a unidade de inteligência da autarquia detectou a queda de energia no CPR da Chácara Flora e acionou uma equipe de eletricistas. “Através do sistema de telemetria online, identificamos a queda de energia e acionamos a equipe de plantão. Ao chegarem ao local, os eletricistas foram rendidos por quatro homens armados. O segurança que estava de plantão também já havia sido rendido. A principal preocupação foi com a segurança dos funcionários, que estão bem. Agora, todos os esforços estão concentrados em recompor o sistema o mais rápido possível, com previsão de 24 horas”, explicou Pierri.
O prefeito Edinho visitou o local na manhã deste sábado, acompanhado da superintendente da autarquia, Ada Salmazo, e do diretor Alexandre Pierri, para avaliar os danos e acompanhar a reconstrução do sistema.
POÇO ESTRATÉGICO
Este CPR é estratégico para o abastecimento de água em toda a cidade, uma vez que, pela sua capacidade, auxilia nas “manobras de distribuição de água” para setores que dependem das represas e que enfrentam dificuldades de funcionamento devido à estiagem de mais de 180 dias.