- Publicidade -
CotidianoRoubos e furtos crescem neste começo de ano em Araraquara

Roubos e furtos crescem neste começo de ano em Araraquara

Entre janeiro e fevereiro, a alta foi de 49% e 33% nos dois indicadores respectivamente; SSP diz que o policiamento será reorientado

- Publicidade -

 

Caso foi registrado no Plantão Policial (Foto: Walter Strozzi/ACidade ON)
Parte dos casos de roubos e furtos foi registrada no Plantão Policial (Foto: Walter Strozzi/ACidade ON)

- Publicidade -

No dia primeiro de fevereiro, quatro funcionários de um posto de combustível foram assaltados por homens armados e encapuzados, no bairro Cidade Jardim, em Araraquara. Mas este foi apenas um dos 31 roubos registrados naquele mês.

Na ocasião, as vítimas foram mantidas atrás de um balcão, enquanto os assaltantes fugiam com cerca de R$600, cigarro e duas garrafas de vinho. 

Dados da secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) mostram que os roubos cresceram 121%, considerando que em fevereiro de 2021 a cidade registrou 14 casos com exceção dos roubos de veículos. 

A alta também é sentida no acumulado do ano. Entre janeiro e fevereiro, a Polícia Civil contabilizou 67 roubos. No mesmo período de 2021, foram 45, ou seja, 49% mais casos. 

- Publicidade -

Nesta mesma tendência estão os furtos. Em fevereiro, a cidade registrou 186 casos. O número é 39% maior em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 133 foram notificados. 

No acumulado do ano, os furtos foram de 302 para 403, entre janeiro e fevereiro de 2021 e 2022 – a alta é de 33%. 

Está nesta relação um restaurante da Vila Harmonia. No dia 19, 25 metros de fios elétricos foram furtados do local. Imagens das câmeras de seguranças foram encaminhadas à Polícia Civil, mas ninguém foi preso. 

Por meio de nota, a secretaria de Segurança Pública do Estado diz que “o policiamento preventivo será reorientado, com base na análise dos índices criminais”. 

A SSP destaca ainda que as polícias Civil e Militar “atuam continuamente e de maneira integrada para combater todas as modalidades criminosas” e que “as instituições, inclusive, realizam diversas operações visando à diminuição dos crimes patrimoniais”. 

Por fim, a secretaria afirma que nos dois primeiros meses deste ano, “101 pessoas foram detidas em flagrante, 17 veículos furtados e roubados foram recuperados e cinco armas de fogos de origem ilegais foram apreendidas no município”.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -