“Tira essa macaca do meio”, pichações racistas vem sendo escritas em muros, toldos e portão de um salão de beleza, na Rua Humaitá, centro de Araraquara.
O alvo é um outdoor que enfatiza a diversidade com uma modelo negra e três modelos brancas.
No último dia do ano, 31 de dezembro de 2021, o agressor racista pichou “Três mulher linda e uma macaca no meio”, dias depois outra mensagem ameaçava as proprietárias do salão: “Já falei pra tira essa macaca do meio das três mulher bonita (sic)”.
Uma das proprietárias e esteticista do salão, Ariela Fuzari, informou que os ataques começaram há seis meses mas são mais frequentes ultimamente. Um boletim de ocorrência foi realizado.
“Faz uns seis meses que começaram a pichar sempre se referindo a mulher negra da propaganda mas desta vez fomos atrás fazer boletim de ocorrência. É revoltante que em pleno 2022 as pessoas continuem pensando e agindo dessa forma”, desabafou.
ATAQUE À COMUNIDADE NEGRA
A coordenadora municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Alessandra Laurindo, lamentou o episódio racista e explicou que a frase ataca toda a comunidade negra da cidade.
“Quando você ataca uma peça publicitária que tem uma pessoa negra, você está direcionando a toda uma população negra. São quatro modelos e ela ataca diretamente a negra, ele está se referindo à população negra que é quem os incomoda. Isso não pode ser mais um caso e naturalizado”, apontou .
Este é o segundo ataque racista à estabelecimentos na região central de Araraquara em menos de seis meses. Em agosto de 2021, a porta de uma lanchonete foi pichada com os dizeres ‘macaco’ e ‘senzala’.
COMO DENUNCIAR?
O programa SOS Racismo está recebendo informações e pistas sobre os responsáveis pela pichação racista pelo telefone (16) 99626-9466.