A pandemia do coronavírus trouxe muitos desafios para os comerciantes de Araraquara e não foi diferente para o casal Ariovaldo Pereira da Silva e Andreia Afonso da Silva. Eles tiveram dificuldades de se adaptar ao delivery e por isso, seguem apenas com atendimento presencial quando permitido.
“Pra mim, o lockdown foi muito ruim, porque o nosso forte não é o delivery, é quem passa na calçada, que vai no mercado e vem aqui pegar. Não funciona pra gente o delivery”, diz Andreia
A Salgaderia do Zé é tradicional e os 17 anos no mesmo lugar tornaram o ponto uma parada obrigatória. Receitas tradicionais como o bolinho de mandioca fizeram o comércio superar os dias difíceis fechados e reabrir com força.
Ariovaldo é conhecido como Zé. Ele e a esposa contam que a ideia do negócio surgiu quando Andreia ficou desempregada há 17 anos.
Eles então decidiram arriscar fazendo quitutes fritos com massa de mandioca e estão até hoje no local onde tudo começou, na Rua Imaculada Conceição, no bairro São José.
O comércio é um ponto tradicional na cidade e atrai pessoas de outros bairros e até de cidades vizinhas. “Os carros chefes são os bolinhos de mandioca com carne seca e a coxinha de frango, sempre vendemos muito bem”, diz Andreia.
CIDADE E REGIÃO
O fluxo de vendedores, garagistas e trabalhadores da região é grande. “Vem muita gente de outros bairros para comprar e de cidades vizinhas. Tem muito fluxo de gente de fora, muitos vendedores que experimentam e levam pra outras cidades, como Campinas, por exemplo”, conta Andreia.