Com 18 casos, Santa Lúcia foi a segunda cidade do estado de São Paulo com o maior número de queimadas registradas na última quarta-feira (4), de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No topo do ranking aparece Marília, com 25.
Ao todo, o estado registrou 322 incêndios de grandes proporções nas últimas 24 horas, sendo 22 na região, com um caso em Araraquara, Gavião Peixoto, Motuca e Rincão, além dos 18 de Santa Lúcia.
CENA REPETIDA
O município de pouco mais de 7 mil habitantes voltou a ser vítima de queimadas cerca de 20 dias após incêndios de grandes proporções serem registrados na zona rural. No último dia 24, por exemplo, o INPE identificou 10 focos.
Os dados fazem parte do Programa Queimadas, com base nas informações fornecidas por satélites, que registram a existência de incêndios com mais de 30 m² – ou seja, com frente de fogo com cerca de 30 m de extensão por 1 m de largura.
Ainda de acordo com o INPE, queimadas de pequenas durações, com menos de 30 m² e ocorrendo entre o horário das imagens disponíveis não são detectadas.