São Paulo foi o décimo estado do país com o maior número de incêndios registrados no último fim de semana. Entre sábado (31) e domingo (1º), 182 focos foram identificados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em municípios paulistas.
Em todo o Brasil, foram 7.375 casos. Pará foi o estado com o maior número, com 1.641 registros.
Em Araraquara, apenas um foco foi registrado neste período. Pedregulho, na região de Franca, foi a cidade com o maior número de casos, com 14 no total.
Apesar de um cenário com menos casos do que o registrado no fim de semana dos dias 24 e 25 de agosto, o calor e baixa umidade relativa do ar previstas para os próximos dias colocam São Paulo em estado de emergência a partir desta segunda (2) até sexta-feira (6).
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Defesa Civil do Estado, além de altas temperaturas, ventos fortes que podem chegar aos 60km/h e falta de chuva agravam o risco de queimadas.
Para as regiões de São Carlos e Araraquara, por exemplo, os termômetros podem registrar 37ºC, com unidade relativa do ar abaixo dos 20% nos próximos dias.
“Com esse cenário, a Defesa Civil continua monitorando as áreas em alerta máximo para risco de incêndios”, informou.