“Seria um custo dobrado investir na limpeza neste período de chuvas”, explica a secretária de Governo, Planejamento e Finanças de Araraquara, Juliana Agatte, sobre a falta de manutenção de terrenos, praças, parques e canteiros centrais.
“A gente sabe que há necessidade, tem dado resposta aos locais mais críticos, que chegam por demanda. Mas estamos no período de chuva, ou seja, o que é feito em uma semana precisa ser refeito”, justifica.
Segundo a secretária, durante este período, o município centrou esforços na criação de um programa integrado de manutenção, que deve ser implementado em abril e seguir até setembro.
Chamado de “Prefeitura nos bairros”, o programa tem como objetivo levar serviços de zeladoria urbana, como limpeza, troca de iluminação, recapeamento, pintura e sinalização de trânsito para todos os bairros da cidade.
A secretária explica que serão duas equipes trabalhando em 21 regiões, além de áreas rurais. A força-tarefa vai atuar nos sentidos horário e anti-horário.
“A gente entende que a cidade está precisando de uma resposta mais ampla, mais robusta com relação à manutenção, mas que por conta da questão orçamentária, a gente entendeu que seria importante passar este período de chuva e chegar com mais força”, explica.
Além da zeladoria, o programa prevê ainda atendimentos administrativos, de assistência social, saúde, educação e bem-estar animal. “O objetivo é integrar a prestação de serviços, tentar resolver os problemas daquela região e seguir para outra”, afirma.
Juliana Agatte explica que o serviço de manutenção é realizado por empresas terceirizadas e que os contratos serão ampliados, aumentando também as equipes, e outros serão firmados. “A gente vai trabalhar com a ordem de serviços nos tetos dos contratos, com valores e metragens maiores”, explica.
O custo final do programa, segundo ela, ainda depende de alguns negócios que não foram firmados.